Receitas, Sobremesas
comentários 56

Brigadeiro

Quando falamos da culinária brasileira não podemos deixar de lado o famoso brigadeiro, que cá entre nós, é uma verdadeira paixão de muitos. Em festas de crianças geralmente lá está ele embrulhado na forminha de papel encantando adultos e crianças. Como muitos sabem,  essa guloseima é um tiro no pé quando analisamos seu valor nutricional, a receita tradicional leva um monte de laticínios e açúcar refinado, o que o torna extremamente prejudicial para a saúde já que contém muita gordura e calorias.

Mas a partir de hoje esqueça essa versão tradicional nada saudável e se encante com esse brigadeiro alternativo super nutritivo, eu nem acreditei no seu sabor e textura quando fiz. Confesso que as minhas expectativas a respeito desse brigadeiro eram baixas, mas com a consistência cremosa e com o cheiro de chocolate se espalhando pela cozinha percebi que isso poderia dar certo. E não é que deu!  A textura é igualzinha do brigadeiro normal! Da uma olhada na foto abaixo pra entender do que estou falando.

Brigadeiro na panela

A essas horas você já deve estar com vontade de saber do que é feito, pois bem, ele só leva quatro ingredientes: chocolate meio amargo (sem leite), açúcar mascavo, óleo de coco, e para sua base, biomassa de banana.  Sim, ele é feito com biomassa de banana, a maravilha que descobri a pouco tempo! Se não conhece, sugiro ler esse post aqui. Pra fazer é bem simples, basta colocar todos os ingredientes na panela em fogo baixo e mexer até a mistura ficar homogênea, que nem o brigadeiro tradicional.

Caso queira praticidade, sugiro comer o brigadeiro de colher mesmo, sem frescura. Além da praticidade, o bom de comer de colher é que você não precisa utilizar o óleo de coco, ou outro óleo vegetal na receita. Já que o objetivo de utilizá-lo é só para não grudar na mão na hora de fazer as bolinhas. Mas caso queira fazer que nem eu, além de utilizar um pouco de óleo vegetal, é necessário colocar o brigadeiro na geladeira para ficar mais consistente que nem da foto abaixo, que ficou por umas 4 horas na geladeira.

Fazendo as bolinhas

O segredo desse brigadeiro ter ficado bom é por causa da biomassa, que tem a consistência cremosa e grudenta que nem o leite condensado. E depois de ser colocada na geladeira ela fica bem consistente, o que fica bem fácil de fazer as bolinhas sem grudar na mão, mais fácil do que o brigadeiro normal. A textura é muito parecida com a receita tradicional, mas claro que o sabor nem tanto, já que são usados ingredientes diferentes como o açúcar mascavo e o chocolate meio amargo, mas isso não quer dizer que ficou menos gostoso, bem pelo contrário.

Modelando

Depois de fazer as bolinhas você pode cobrir os brigadeiros com o que preferir, eu utilizei amêndoas, nozes e chia. Mas pode também ser utilizado amendoim, castanhas,  chocolate ou coco ralado. Uma dica, se você achar que o brigadeiro está consistente demais depois de refrigerado, é só colocar no micro-ondas por alguns segundos e ele ficará cremoso e irresistível de novo.

Tipos de cobertura

LEVE
CREMOSO
SAUDÁVEL
VEGANO/SEM LACTOSE
RICO EM ANTIOXIDANTES

INGREDIENTES:
1 xíc. de biomassa de banana (receita aqui)
1/2 xíc. de açúcar mascavo
1/2 xíc. de chocolate meio amargo ralado
2 colheres de sopa de óleo de coco derretido (ou outro óleo vegetal) caso queira fazer as bolinhas

COMO FAZER:
1- Coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo baixo mexendo sempre para não grudar. Caso não queira fazer as bolinhas, não precisa colocar o óleo de coco;
2- Quando a mistura estiver homogênea e mais pesada de mexer, desligue o fogo e espere esfriar. Não se preocupe se a massa estiver mole e grudenta, depois de refrigerada ela irá ficar consistente e fácil de modelar as bolinhas. Se quiser comer o brigadeiro de colher, você pode parar por aqui e cair de boca na panela, mas se quiser fazer as bolinhas, continue seguindo a receita por favor;
3- Transfira o brigadeiro para um recipiente com tampa e leve a geladeira até ficar consistente, isso pode levar de 3 a 5 horas;
4- Depois, retire da geladeira, faça as bolinhas e utilize uma cobertura de sua preferência.

NOTA: Se você tem a biomassa guardada na geladeira ou congelada, primeiro é necessário esquentar ela para voltar ao seu estado original de pasta cremosa. Isso pode ser feito mexendo ela em fogo baixo com um pouco de água, depois utilize normalmente na receita.

BOM APETITE!

  1. Carolina says

    Olá. Gostaria de saber se pode deixar o brigadeiro feito com biomassa fora da geladeira?

    • André says

      Oi Carolina! O indicado é armazenar na geladeira. Mas você pode tirar alguns minutos antes de servir para ficar em temperatura ambiente e amolecer.

  2. Glaubia Chuina says

    Depois de pronto, os brigadeiros precisam ficar na geladeira? Por quanto tempo? Vou fazer para o aniversário do meu filho que é APLV.

    • André says

      Oi Glaubia! Indico você conservar na geladeira por cerca de 3 dias. Mas antes de consumir você pode tirar um pouco antes para amolecer. Abraços!

  3. Jucelia Alves says

    Fácil e prática essa receita ..Achei estranho no começo por causa do uso da biomassa. .
    Amei fazer essa receita .Eu fiquei suprendida e Eu recomendo. .

    • André says

      Pra quem nunca usou a biomassa é estranho no começo, parece que não vai dar certo. Mas depois que gela dá super certo essa receita né!? Que bom que você gostou. Abraços!

  4. Jucelia Alves says

    Eu amei está receita! Até pensei que não fosse dar certo. . Grata por compartilhar sua receita.

    • André says

      Oi Jucelia! Que bom que você gostou da receita 😀 De nada e abraços!

  5. Glória Maria da Cocneiçaõ says

    Olá, obrigada pela receita!
    Umas duvidas!!
    Eu posso substituir o chocolate por alfarroba? em qual quantidade?
    Esse ponto de colher eu posso considerar o mesmo ponto para rechear um bolo, por exemplo?

    • André says

      Oi Glória! De nada querida. Eu nunca fiz essa substituição, mas sei que rola fazer. Não sei exatamente a quantidade, mas acredito que 1/4 xícara de alfarroba seja suficiente. Sim, esse ponto de colher é bom para rechear bolo, ele fica firme o suficiente. Abraços!

  6. Vanessa says

    olá, achei estranho o meu ter ficado meio embolado.. usei biomassa integral comprada.. tem como desfazer essas bolinhas que ficam dentro ou é norma?

    • André says

      Oi Vanessa! Pra acabar com essas bolinhas basta bater no liquidificador a biomassa até ficar lisa. Quando descongelo ela na panela sempre fica empelotado. Mas é só triturar no liquidificador que desaparecem. Abraços!

  7. Julieta Benoit says

    Oi, gostaria de saber se posso usar a farinha de banana verde e em vez do chocolate usar o cacau em pó.

    • André says

      Oi Julieta! Eu nunca tentei fazer com farinha de banana verde, então não sei te dizer se dá certo, mas acredito que sim. Se fizer me avisa como ficou 😉 Sobre o cacau, sim você pode usar. O sabor não fica tão bom quanto o feito com chocolate, mas pode ser feito também. Abraços!

  8. Carolina dos Santos Floriano says

    Oi André, boa tarde! Fiz os brigadeiros, eles renderam bastante (quase 40 brigadeiros, forminha pequena), usei uma barra de chocolate (ARCOR 70% cacau), duas xic. da biomassa e 01 xic. do açúcar mascavo, que deu o dobro da receita que você postou. Levei para o trabalho para minhas amigas experimentarem, e elas amaram, foi um sucesso. Adorei o sabor, textura, tudo…. Obrigado por compartilhar conosco. Abraços e muito sucesso pra você, e que Deus cubra sua vida de bençãos !!! Forte abraço!

    • André says

      Oi Carolina! Uau, fico feliz em saber que você e suas amigas tenham gostado da receita 😀 Fica muito bom né, eu amo esse brigadeiro. De nada e abraços!

  9. Leila Lima says

    Meldelllssss!!! André, ficou um espetáculo! Como eu estou pré diabetica e nao pretendo ser promovida a diabética, nao usei açucar e sim sucralose. Usei o da Linea em po, que é o que eu uso sempre. Ia colocar meia xicara como vc diz na receita, mas coloquei apenas 3 saquinhos e ficou perfeito, pois eu so gosto de chocolate amargo e por tabela brigadeiro tb.
    Coloquei uma colher de sorvete (aquela entre a colher de chá e a colher de sobremesa, sabe?) bem rasa de baunilha e agora to aqui, feliz da vida raspando a panela (que é o melhor do doce.. rsrsrs ). Já estou com as cascas das bananas cortadinhas e o refogado no ponto de ir pro fogo. Se o brigadeiro é essa maravilha, pensa no refogadinho de casca de banana. vou ver se faço coxinha com ele de recheio, depois te conto.
    Um grande abraço!

    • André says

      Oi Leila! Uau, que bom que gostou querida! Nossa, deve ter ficado divino com sorvete de baunilha, bom ideia. Espero que goste do antepasto com casca das bananas, eu adoro! Vai ficar uma delícia como recheio de coxinha. Abraços!

      • Leila Lima says

        Ola, André, bom dia. Olha, pra ser sincera, nao deu pra fazer recheio de coxinha com o antepasto. virou café da manhã em cima de uma torrada, virou recheio de omelete no almoço e duas porções foram doadas pra duas vizinhas amigas, uma das quais tem bananeira em casa e ja declarou que nao vai dar tempo das bananas amadurecerem nunca mais! kkkk. e nao.. eu nao comi com sorvete de baunilha o brigadeiro (vou experimentar depois). Eu usei uma colher de sorvete que é o tamanho entre a colher de chá e a de sobremesa. Ela é menor que a de sobremesa e maior que a de chá, com essência de baunilha. Botei a baunilha no brigadeiro e ficou muuuito bom. Recomendo! Grande abraço.

        • André says

          Oi Leila! Hahaha rendeu esse antepasto ein coisa boa, até para as vizinhas teve hahaha. Que legal! Ah entendi, pensei que você tinha comido com sorvete. Deve ficar bom mesmo com a essência de baunilha. Abraços!

  10. Rosana says

    André,quero fazer, qual chocolate meio amargo você usou, pra ficar igual ao seu,sem erro, parece que ficou muito bom e pretendo fazer para levar em um encontro de amigas ,mas para comer de colher, tenho que fazer no mesmo dia e quantas horas pode ficar na mesa, fora da geladeira?

  11. Fatima says

    Ola André,
    Confesso que quando fiz a biomassa quase desisti de fazer o brigadeiro, por causa do cheiro…. mas no outro dia testei e amei o resultado, e olha q usei cacau em pó na mesma medida e fiz com adoçante culinario… obrigada pelas dicas… parabéns!

    • André says

      Oi Fatima! Que bom que você não desistiu e fez, fica muito bom né. Com cacau e adoçante eu nunca fiz, mas acredito que fique gostoso também. De nada e abraços!

    • André says

      Oi Luiza! Não, bem pelo contrário, faz bem. O óleo de coco é um dos melhores óleos vegetais que existe. Abraços!

    • André says

      Oi Manoella! Eu nunca usei a biomassa em pó, já vi pra comprar mas nunca experimentei. Acredito que funciona do mesmo jeito, é só hidratar com um pouco de água. Se fizer com ela me avisa como ficou 😉 Abraços!

  12. luci vieira menezes says

    Oi André amei sua receita.Teria como voce me mandar outras para que eu possa fazer para uma amiga pois está c o marido c diabete e eu queria ajudá-la.Obrigada.Luci

    • André says

      Oi Luci! O que eu tenho de receitas está no blog, mas toda semana eu publico alguma diferente. Vou pensar em mais receitas para diabéticos. Abraços!

  13. Bruna says

    Oi André,

    Não vou muito com a cara da biomassa – acho que nunca tive sorte com ela. Posso substituir por outro ingrediente? O que você sugere?

    • André says

      Oi Bruna! Que pena que você não gosta de biomassa, eu adoro. Não sei te dizer outro ingrediente com a mesma textura e consistência que dê para substituir. Ela é o ingrediente base da receita, então não dá para substituir facilmente. Mas quando eu conseguir fazer outra receita de brigadeiro sem biomassa eu te aviso 😉 Abraços!

  14. Eli says

    Oi André! Me diz quanto tempo posso armazenar esses brigadeiros. É o seguinte têm a festinha de aniversário do meu filho na escola e quero levar tudo que ele possa comer, pelo menos no dele, és. Vai cair numa terça posso até até quantos dias antes sem perder o sabor. Ainda vou testar pra ver se acerto! Obrigada. Bjo

    • André says

      Oi Eli! Que legal fazer pra festinha do seu filho 😀 Sobre sua dúvida, não sei te dizer ao certo. Mas pela minha experiência, eu fiz esses brigadeiros numa noite e consumi ao longo de dois dias. Deixei guardado num potinho fechado na geladeira. Eles não perderam o sabor, só ficaram mais durinhos por terem ficado bem gelados. Mas é só tirar alguns minutos antes pra ficar mais molinho, em temperatura ambiente. Eu sei que dois dias duram, mas acredito que dura mais na geladeira, uns 3 a 4 dias. Espero que consiga e goste 😉 Abraços!

      • Biah says

        Oi André estou acostumada a fazer biomassa e brigadeiro com ela também! rsrs Só que na minha receita eu coloquei cacau em pó e fui dando o ponto, vou experimentar desse jeito aí com a barra de chocolate ralada…Agora você não mencionou o rendimento dos brigadeiros, quantos deram nessa receita! Um abraço!

        • André says

          Oi Biah! Nunca fiz com cacau em pó, mas deve ficar bom também. Vish, faz tempo que fiz, não lembro quantos brigadeiros renderam. Tudo depende do tamanho que você for fazer, mas acho que rendeu em torno de 15 brigadeiros pequenos, medi com uma colher de sopa. Abraços!

  15. Tatiana says

    Olá André!
    Parabéns pela receita, tão bem explicada que acertei de primeira. Fiz um teste não tão saudável porque estava desesperada pra conhecer o sabor do brigadeiro sem culpa rsrs. Me surpreendi, adorei! Um ponto importante, encontrei as bananas mais verdes do mundo na feira mesmo e deu certo, viu?! Aqui em Sampa foi fácil encontrar. Um abraço e já ganhou mais uma fã!!

    • André says

      Oi Tatiana! Uau, fico feliz em saber que tenha gostado da receita 😀 É de surpreender né esse brigadeiro, fiquei feliz da vida quando fiz na primeira vez. Eu também já encontrei banana verde nas feiras aqui de Sampa, compro de vez em quando pra fazer biomassa. Abraços querida!

  16. Ricardo de Souza Castro says

    Maravilha de post, obrigado André por enriquecer nossa cozinha!!
    Abraço!!

    Ricardo

  17. Caroline Módolo says

    Oi André, fiz a receita e adorei, gostaria de saber, quantas calorias tem em média um brigadeiro?

    • Oi Caroline! Desculpa a demora pra responder. Que bom que você gostou! Pra falar a verdade não faço a mínima ideia de quantas calorias tem em média cada brigadeiro, isso depende muito do chocolate que você usou. Mas pode ter certeza que é bem menor que o brigadeiro tradicional. Esse da pra comer sem culpa rsrs.

  18. Gabriel Nolêto says

    André eu queria saber se o brigadeiro modelado fora da geladeira perde a consistência e desenforma rápido? Se sim em que espaço de tempo? Estou com a pretensão de fazer para uma festa, mas ficariam em um ambiente exposto a temperatura ambiente que aqui em média é 32 graus. Ah, poderia usar outro oléo que não seja o de coco? ( Como você disse ele é muito caro :/)

    • Oi Gabriel! O brigadeiro demora bastante pra perder a forma de bolinha fora da geladeira porque a biomassa é bem resistente ao calor. E é até bom deixar um pouco fora da geladeira antes de consumir porque assim ele vai ficar mais macio e cremoso, acredito que você não deve deixar fora por mais de 1 hora. E pode usar sim outro óleo vegetal, como de canola ou de girassol, o objetivo do óleo é para a massa não grudar na mão quando for fazer as bolinhas. Abraços!

  19. Samyra says

    André, há alguma a possibilidade de usar pó de cacau no lugar do chocolate meio amargo?

    • André Fronza says

      Oi Nádia! Não fica com gosto de banana. A biomassa tem um sabor bem suave, ao adicionar o chocolate meio amargo, que tem sabor bem forte, ele acaba “escondendo” o sabor da biomassa, que aliás, não tem gosto de banana.

    • Oi Nádia! Não fica com gosto de banana. A biomassa tem um sabor bem suave, assim ao adicionar o chocolate meio amargo, que tem sabor bem forte, ele acaba “escondendo” o sabor da biomassa, que aliás não tem gosto de banana, já que ainda não amadureceu.

      • Cris says

        Olá, André! É possível trocar o cacau por alfarroba? Obrigada!

      • Leila Lima says

        Olá! Estou adorando seu site, parabéns! Aproveitando a oportunidade, as pessoas podem encontrar com certa facilidade a banana verde em feirinhas de produtos naturais. Aqui onde moro, em Teresópolis, tem feirinha às quartas e sábados. Adivinha quem vai estar lá amanhã, comprando banana verde? srsrsr
        Um grande abraço e parabéns pelo seu trabalho. Vou virar seguidora fiel!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *