Como, Receitas
comentários 34

Como fazer biomassa de banana

Eu já tinha ouvido falar muito dessa tal biomassa de banana e seus benefícios, já que é uma tendência na culinária natural, mas nunca tinha me aventurado a fazer porque não achava banana verde para comprar, já que nos supermercados e feirinhas só se encontra bananas maduras. Porém, agora que voltei a morar com meus pais na minha cidade natal, a poucos minutos de distância da minha casa tem uma horta enorme dos meus avós, com algumas bananeiras repletas de bananas verdes, a oportunidade surgiu então resolvi fazer.

Banana verde

Para fazer a biomassa é necessário ter bananas bem verdes, elas não podem estar em processo de amadurecimento. Então não da pra fazer com as bananas compradas em feiras, hortifrútis ou supermercados, o jeito é você encontrar alguém que tenha uma bananeira e apanhar algumas. Caso não encontrar, já existe em alguns supermercados e lojas de produtos naturais a biomassa pronta.

Como eu tinha um cacho bem grande, fiz a biomassa com 10 bananas, já com o intuito de ter bastante para utilizar em várias receitas. Meu medo de fazer bastante era de não gostar e ter que jogar tudo fora, mas como li muito a respeito disso e todos dizem que a biomassa tem um sabor neutro, me arrisquei a fazer um monte. Mas se você não quiser se arriscar, pode fazer a biomassa com quantas bananas quiser.

O preparo é bem simples, basicamente as bananas são retiradas do cacho, lavadas e colocadas para cozinhar por 10 minutos na panela de pressão. Depois, é só desligar o fogo e deixar a pressão sair naturalmente. Por último, é retirado a polpa da banana e batida no liquidificador com um pouco de água. E pronto!

Bananas lavadas

Banana cozida

Biomassa pronta

Existem muitos benefícios em consumir a biomassa de banana. Em minhas pesquisas, descobri que tem alta concentração de amido resistente que ajuda a manter a saúde do intestino. É rica em vitaminas A, B1, B2 e minerais essenciais como fósforo, magnésio e potássio. Pra quem quer perder peso é uma ótima aliada, já que ajuda a inibir a absorção de glicose e gorduras, além de ter poucas calorias.

A biomassa é uma alternativa saudável para substituir o creme de leite, leite condensado e a maionese de algumas receitas. Tem uma consistência bem cremosa e grudenta, muito semelhante ao leite condensado. Muitos dizem que seu sabor é neutro, mas eu discordo, ela tem sabor sim, mas é bem sutil e característico. Mas como ela não é consumida pura, só em receitas, basta misturar com outros ingredientes de sabor mais forte que você nem sente a presença dela.

Você pode usar a biomassa no feijão por exemplo, eu utilizei duas colheres de sopa para engrossar o caldo e deixar mais cremoso, fica uma delícia. Ou utilizar também duas colheres de sopa em risoto para deixar mais cremoso. É possível acrescentar a biomassa em shakes e  sucos para deixá-los mais consistentes, ou em pães e bolos na substituição do ovo, já que ela é bem grudenta e fornece liga para a massa.

Resumindo, a biomassa é bem versátil, podendo ser usada em receitas doces e salgadas. No mesmo dia que fiz a biomassa, experimentei fazer brigadeiro com ela, e não é que ficou bom! Em breve postarei a receita por aqui.

Biomassa

CREMOSA
SABOR SUTIL
CONSISTÊNCIA GRUDENTA
RICA EM VITAMINAS E FIBRAS

INGREDIENTE:
Bananas verde (não deve estar em processo de amadurecimento)

COMO FAZER:
1- Corte as bananas do cacho com cuidado, preservando os talos como na foto, e lave bem;
2- Coloque no fogo uma panela de pressão com água até a metade e deixe ferver até aparecer as bolhas;
3- Assim que a água ferver, coloque as bananas na água quente para que levem choque térmico;
4- Tampe e deixe em fogo alto até começar a panela chiar, quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhando por 10 minutos;
5- Desligue e espere a pressão sair normalmente, sem utilizar a válvula;
6- Abra a panela e com a ajuda de um pegador, retire as bananas e depois as polpas;
7- Coloque no liquidificador e bata com um pouco de água, não coloque demais. Não deixe esfriar, bata a polpa quente até formar uma pasta bem espessa.

NOTA:
– Cuidado para não queimar o liquidificador: como a biomassa é pesada, a dica é colocar no máximo 4 bananas por vez na hora de triturar.
– Guarde a biomassa na geladeira e consuma em até 5 dias, ou congele para durar mais tempo.
– É natural a biomassa ficar mais consistente ao ser refrigerada, para voltar a ficar cremosa é só aquecer.

  1. Oi André, adorei aprender sobre a biomassa de bananas, agora uma pergunta, não posso usar açúcar, será que fica bom usar adoçante culinário em pó para fazer o brigadeiro e demais doces ?!! Parabéns pelo seu blog, adorei !!! Bjkssss

  2. Sandra Argene says

    Oi André! A gente cozinha a banana com a casca e bate a casca junto com a polpa no liquidificador?

    • André says

      Oi Sandra! Sim, você cozinha com a casca. Mas na hora de bater no liquidificador você só usa a polpa, a casca não. Abraços!

  3. Thais Oliveira says

    Olá André, acabei de conhecer seu blog e adorei!
    Sou adepta de receitas saudáveis mas alguns ingredientes acabam pesando no bolso, por isso amei aprender a fazer a biomassa, além de sair bem mais em conta, ainda posso preparar diversas receitas com um único produto! Amei e vou fazer esta semana.

    • André says

      Oi Thais! Fico feliz em saber que tenha gostado do blog 😀 É muito bom fazer biomassa, além de ser barata, é versátil. Dá pra utilizar em várias receitas. Espero que goste. Abraços!

  4. Camila says

    Olá André! Me apaixonei pelo seu site e estou conseguindo mudar a opinião de conhecidos através de suas receitas!
    Minha duvida é se tem como cozinhar as bananas sem ser na pressão. Não gosto de alimentos cozinhados na pressão pois acredito que toda pressão vai para o corpo também. É uma visão mais espiritualizada da cozinha e como nossas atitudes se refletem em nossa saúde. rs
    Gratidão pelas receitas maravilhosas!

    • André says

      Oi Camila! Fico feliz em saber que tenha gostado do meu blog. Bom saber que minhas receitas estão mudando opiniões 😀 Nunca cozinhei as bananas sem serem na pressão, mas acredito que dá sim. Vai demorar mais tempo, mas deve funcionar igual. Interessante essa sua visão sobre a pressão. De nada querida. Abraços!

  5. Patrícia Ferreira says

    Olá André, acho o seu blog muito útil. Encontrei-o porque estou a preparar uma limpeza ao meu fígado e preciso de beber 1l de sumo de maçã por dia, por isso, estava à procura de uma receita que me agradasse. Como gostei do conteúdo do blog fiquei a explorar um pouco mais. Estou a tentar mudar a minha alimentação.
    Tenho uma pergunta sobre a biomassa de banana. Sempre ouvi dizer que não devemos consumir fruta verde porque tem toxinas para o organismo. Isto não acontece com a utilização de banana verde para fazer a biomassa?
    Cumprimentos e parabéns pela iniciativa. Penso que irá ajudar muita gente! Patrícia Ferreira – Portugal

    • André says

      Oi Patrícia! Fico feliz em saber que tenha gostado do blog 😀 Não sei te dizer exatamente sobre as toxinas. Mas se a banana verde tiver, acredito que ela perde ao ser cozida. Abraços querida!

  6. Mariana says

    Olá André, parabéns pelo blog! Estou adorando tudo! Uma dúvida: posso usar qualquer tipo de banana pra fazer a biomassa? Obrigada! Abraço.

    • André says

      Oi Mariana! Obrigado querida, fico feliz em saber que tenha gostado 😀 Sim, você pode usar qualquer tipo de banana, desde que esteja verde. De nada, abraços!

  7. Camila says

    Oi André, estou adorando seu blog. Obrigada por todas as receitas e dicas maravilhosas! Para a biomassa, o que acontece se a banana estiver em processo de amadurecimento (ainda bem verde, mas não colhida direto do pé)? são apenas os benefícios nutricionais que não são tão bons, ou ela não funciona como substituto aos ovos se não estiver completamente verde?

    • André says

      Oi Camila! Fico feliz em saber que esteja gostando do blog 😀 Na última vez que fiz biomassa, utilizei banana verde que comprei na feira. Depois que cozinhei na panela de pressão, vi que ela estava começando a amadurecer, tava um pouquinho amarela no meio, pouca coisa. Tava no processo inicial, mas deu super certo. Ela funciona do mesmo jeito como substituto do ovo. Só não sei a respeito dos valores nutricionais, mas acredito que não muda muito. Abraços!

      • Camila says

        Muitíssimo obrigada, André! Vou tentar essa semana mesmo! 🙂

  8. Marcela Zak says

    Oi André, estou tentando mudar meus hábitos alimentares e achei o seu site, estou adorando suas receitas, vou testar todas com certeza.
    Mudar não é fácil, mas como diz a frase de Lao Tsé “Toda longa caminhada começa com o primeiro passo.”
    O Start foi dado, rs.
    Mas por gentileza me tire uma dúvida, essa biomassa pode ser feita com qualquer banana ou tem que ser com alguma específica?
    Obrigada por compartilhar as receitas e desde já agradeço a atenção.

    • André says

      Oi Marcela! Fico feliz em saber que tenha gostado do meu blog 😀 Pois é, mudar não é fácil, mas ter vontade para mudar já é um grande passo. Sim, dá para fazer a biomassa com qualquer espécie de banana, desde que ela esteja verde pode ser qualquer uma. De nada querida, abraços!

  9. Ricardo de Souza Castro says

    Gratidao André. Muito interessante e funcional seu trabalho. Sucesso e Prosperidade sempre!!

    Ricardo de Souza Castro

    • André says

      Oi Ricardo! Fico muito feliz em saber que você achou interessante o blog. Obrigado e abraços!

  10. Juliana Castro says

    Oi André! Sabes dizer quanto tempo a biomassa dura congelada? Obrigada!

  11. Izabele Renata says

    Qual a quantidade de biomassa de banana para substituir um ovo, creme de leite, leite condensado e manteiga?

    Gosto bastante do seu blog e do que você faz nele. Disseminando conhecimento culinário saudável e sustentável. Além de divulgar uma filosofia/estilo de vida que estou adotando, o veganismo. Obrigado!

    • Oi Izabele!

      A quantidade de biomassa para substituir o ovo, creme de leite e leite condensado, varia de acordo com a receita. Não sei te dizer ao certo a quantidade, mas é testar para ver. Pesquise na internet mas não achei essa informação.

      Fico feliz em saber que esteja gostando do blog 😉 Que legal que você está adotando o a filosofia/estilo de vida vegana, estou torcendo por você. Abraços!

  12. Luísa May says

    Será que é possível congelar a biomassa e ir usando aos poucos?

    Adoro seu blog! Bjos

    feirinhablog.blogspot.com

    • André Fronza says

      Oi Luísa! Sim, você pode congelar sem problemas. Eu fiz um monte de biomassa e congelei metade, assim quando preciso já tenho pronto. Fico feliz em saber que você gosta do meu blog 😉 Bjs

    • Oi Luísa! Sim, você pode congelar sem problemas. Eu fiz um monte de
      biomassa e congelei metade, assim quando preciso já tenho pronto. Fico
      feliz em saber que você gosta do meu blog 😉 Bjs

  13. Gabriela says

    André, eu to amando o seu blog! As fotos são lindas e dá vontade de fazer todas as receitas! Ahh depois não esquece de compartilhar essa do brigadeiro hein?

    • Oi Gabriela! Fico muito feliz que tenha gostado do meu blog. Pode deixar, não vou esquecer não, estou escrevendo o post exatamente agora 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *