Café da manhã, Lanches, Receitas, Sobremesas
comentários 15

Muffins de maçã com canela

Recentemente fiz um suco de maçã cozido, receita aqui, e como resultado sobrou purê de maçã, para não jogar fora decidi me aventurar a fazer muffins integrais de maçã com canela. Essa foi minha primeira vez a fazer muffins, apesar de os coitados terem ficados baixinhos, estavam deliciosos. Os ingredientes que utilizei foram farinha de trigo integral, açúcar mascavo, purê de maçã, óleo de girassol, e canela e fermento em pó.

Ingredientes com lettering

Não sou muito de utilizar farinha de trigo porque já consumo muito ela em pães. Por esse motivo esqueci do fato que a farinha de trigo integral é muito mais densa e pesada que a branca (refinada). Assim os muffins não cresceram muito e ficaram baixinhos como você já deve ter visto nas fotos, risos. Esse problema poderia ter sido resolvido se eu tivesse colocado um pouco mais de massa em cada forminha.

Já como utilizei somente farinha de trigo integral, a textura dos muffins ficou mais densa e pesada. Então se você gosta de uma textura mais leve e areada, aconselho a utilizar metade farinha de trigo integral, para os muffins ficarem mais saudáveis e ricos em fibras. E a outra metade farinha de trigo branca para ficarem com uma textura mais leve. Essa é uma ótima combinação.

Purê de maçã pronto

Muitas receitas de massas de bolos, muffins e cupcakes integrais e sem ovos não agradam muitos porque geralmente ficam secas e esfarelentas, mas essa não. Bem pelo contrário, ficou bem úmida e macia. Isso graças ao purê de maçã e do óleo vegetal, que eu bati no liquidificador até ficarem homogêneos. Depois adicionei aos ingredientes secos e com um pouco de água misturei tudo.

Espalhei a massa em forminhas de papel para cupcakes compradas no supermercado, para cada muffin deixei duas forminhas uma dentro da outra para ficarem mais rígidas e resistentes. Elas foram colocadas em uma fôrma de cupcake/pão de queijo que mantêm cada um separado e impede de se deformarem. Mas se você tiver forminhas de silicone, melhor ainda porque nem precisa dessa fôrma de cupcake/pão de queijo. E se não tem nenhum dos dois, esqueça os muffins e espalhe essa massa em uma fôrma normal para fazer um bolo de maçã com canela bem grande, risos.

Antes de ir pro forno

Essa receita rendeu 8 muffins, metade eu coloquei pedaços de nozes por cima, e a outra deixei sem nada. Na hora não lembrei, mas polvilhar canela por cima também deve ficar uma delícia. Fique a vontade para colocar o que quiser por cima dos muffins, ou deixe sem nada mesmo.

Muffins de maçã

Muffins

DENSO
MACIO
ÚMIDO
VEGANO
NUTRITIVO

INGREDIENTES:
1 xíc. e ½ de farinha de trigo integral (ou metade de farinha de trigo integral e metade de farinha de trigo branca para ficar mais leve e areado)
1 xíc. de purê de maçã
½ xíc. de açúcar mascavo
½ xíc. de óleo vegetal
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de canela em pó

COMO FAZER:
1- Comece preaquecendo o forno a 180ºC para assar mais rápido os muffins;
2- Em um recipiente misture todos os ingredientes secos, a farinha, açúcar, fermento e canela;
3- Bata no liquidificador o purê de maçã com o óleo vegetal, eu usei o de girassol. Triture tudo até ficar homogêneo;
4- Adicione o purê com os ingredientes secos e misture bem, se a massa estiver muito seca adicione um pouco de água, eu coloquei ½ xícara;
5- Distribua a massa nas forminhas e polvilhe com canela, nozes, ou castanhas (opcional). Coloque para assar por uns 20 minutos, isso depende muito do forno, então fique de olho. Para saber se está bom, espete um garfo ou palito de dente nos muffins, se a massa não grudar é porque já está bom;
6- Retire do forno e espere esfriar para comer.

BOM APETITE!

    • André says

      Oba! Fico feliz em saber que tenha gostado do blog 😀 Espero que goste das receitas. Abraços!

  1. Juliana Castro says

    Adorei, André! Não tinha maçã em casa, então fiz com o que tinha: bananas. e ficou ótimo! Grata por todas as delícias. 🙂

    • André says

      Oi Juliana! Uau, bom saber que fica ótimo com bananas também, vou tentar na próxima vez. Obrigado pela dica 😉 Abraços!

  2. Luciele says

    Olá, tudo bem?
    Eu não tenho muito acesso a óleo de girassol e a farinha integral, então gostaria de saber se poderia substituir por óleo de soja e farinha branca mesmo. Será que fica bom?

    • André says

      Oi Luciele! Sim, você pode substituir por óleo de soja e farinha de trigo branca mesmo. Fica bom do mesmo jeito. Abraços!

  3. Elis Teles says

    Adoro bolinhos saudáveis para o meu lanche..:)como você fez seu purê de maçã?? Quero que fique tão quanto os seu!! 🙂

  4. Elis Teles says

    Sou super fã de bolos saudáveis pro meu lanche da tarde :)…como você fez seu purê de macã?? Que que fique tão bom quanto o seu 🙂 …Obrigada….

  5. Marina Pessanha says

    Que satisfação a minha em fazer esta receita! Simplesmente um sucesso! Dobrei a receita, fiz um bolão, cortei em quadradões, peguei uns pra mim e tô vendendo o resto! Meu namorado amoooooooooooou! Nós somos veganos, mas, sinceramente, esse bolo não parece vegano, é até mais gostoso que os bolos normais…As pessoas precisam tirar da cabeça a ideia estereotipada de que a alimentação vegetariana/vegana é ruim. E com esse bolo, não fica neum um pouco difícil! Obrigada pela receita, André!

    • Oi Marina! Ual fico feliz em saber que você e seu namorado aprovaram essa receita! Desejo sucesso nas vendas! hehehe Sim, nem parece vegano né! É verdade as pessoas precisam tirar esse estereótipo de que bolo vegano é ruim, sem sabor, seco, que não cresce, e por ai vai. De nada pela receita e abraços!

  6. Renata D'Almeida says

    Já ouvi dizer que purê de maça substitui muito bem ovos em receitas doces, fica a dica para seus próximos testes, não sou muito de cozinhar, mas adoro ver/pesquisar as receitas, hahaha, vai entender!
    Descobri aqui através de alguma receita compartilhada em grupo vegano no Fb, adorei a estética e o design no blog, fotos maravilhosas!

    • Oi Renata! Pois é eu também já li sobre isso, o purê de maçã também deixa os muffins mais úmido, uma delícia! Eu também sou de ver/pesquisar bastante as receitas hahaha. Fico muito feliz em saber que tenha gostado do meu blog 😉 Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *