Bebidas, Receitas
comentários 6

Milkshake de açaí com banana

A primeira vez que experimentei açaí foi na forma de sorvete em Manaus, aquela cor roxa forte me deixou empolgado para experimentar. E lá foi a primeira colherada, depois veio a segunda, a terceira, a quarta, até acabar! Eu adorei como deu para perceber, caiu muito bem naquela noite quente na capital amazônica. Alguns meses depois o açaí começou a fazer sucesso pelo Brasil todo e finalmente chegou aqui em Santa Catarina pra minha alegria, e de muitos por ai.

Em Manaus eu não tinha experimentado a fruta pura, só na versão de sorvete. E por aqui ele é muito vendido misturado com banana ou xarope de guaraná, que por sinal, ambas as versões são uma delícia. Sempre tive a vontade de consumi-lo puro para saber o seu sabor original, até que um dia encontrei a polpa no supermercado. Comprei, fiz suco, e definitivamente não gostei. Pra mim o suco de açaí puro é arenoso, não foi uma boa experiência, mas ainda tenho a vontade de experimentar pelo menos uma vez a fruta in natura, nada de suco.

Agora tinha entendido porque não se encontra açaí puro nesses quiosques ou lanchonetes, eles sempre acrescentam algo para adoçar e deixá-lo cremoso, como banana, morango, xarope de guaraná ou glicose. Dessa aventura de fazer suco tinha sobrado duas polpas de açaí no congelador, e sem dúvida eu não iria fazer suco. Resolvi então fazer milkshake com a polpa, seguindo mais ou menos a receita do milkshake de chocolate que eu já postei por aqui. E pasmem, ficou delicioso! Eu sei que milkshake de açaí com banana não é uma novidade, mas essa receita na versão vegana/sem lactose é uma novidade para mim.

Ingredientes milkshake

Utilizei apenas quatro ingredientes, mais a água, para fazer esse milkshake. Cada um foi utilizado com um propósito específico, assim como no milkshake de chocolate.  A banana é responsável por deixá-lo cremoso, as castanhas de caju para ficar consistente e denso como os milkshakes tradicionais. A polpa de açaí congelada para dar sabor e cor, o açúcar para adoçar, e a água para ajudar a triturar todos os ingredientes no liquidificador, e deixá-lo mais líquido. Essa combinação de polpa de açaí, castanha de caju, banana, água e açúcar, batido tudo no liquidificador, ficou perfeita. O milkshake tão cremoso, e sem aquela textura arenosa do suco.

Milkshake no liquidificador
milkshake no copo

Esse milkshake é bom para quem pratica atividades físicas, já que tem bastante calorias por causa do açaí. Além de ser rico em potássio por causa da banana, que evita câimbras. É uma ótima versão alternativa dos milkshakes tradicionais, já que é muito nutritivo e não contém lactose. E os ingredientes são poucos e fáceis de achar, vale a pena fazer pelo menos uma vez para experimentar. Só é necessário ter um planejamento de quando irá fazer porque as castanhas precisam ficar de molho pelo menos 4 horas para amolecerem, mas fora isso é só bater tudo no liquidificador e pronto!

Milkshake de açaí com banana

INGREDIENTES:
200 g de polpa de açaí congelada
1 banana pequena
1 xíc. de castanha de caju de molho por no mínimo 4 horas
3 colheres de sopa de açúcar mascavo ou outro adoçante
100 ml de água, de preferência gelada para ficar mais refrescante

COMO FAZER:
1- Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar homogêneo;
2- Experimente, e adicione mais água se quiser mais fino, ou açúcar para ficar mais doce. Beba imediatamente após fazer, gelado é muito mais gostoso. Se sobrar, conserve na geladeira por no máximo 2 dias.

NOTA: O açúcar mascavo vai deixar o milkshake com a cor marrom, mas delicioso do mesmo jeito, o meu ficou roxo porque usei açúcar cristal para ficar mais bonito nas fotos, rs. Mas se você não se preocupa com a beleza e sim com o valor nutricional, utilize o açúcar mascavo.

 

  1. Wilson says

    Essa polpa é um insulto ao verdadeiro açai amigo. Ela não tem gosto de açai, dica dé amazonense você ainda não experimentou o verdadeiro açai puro

    • André says

      Oi Wilson! Pois é, concordo com você. Já estive em Manaus, mas só experimentei o sorvete de açaí. Puro e fresco deve delicioso. Abraços!

  2. Elis Teles says

    To amando tudo isso aqui!!Oque pensa sobre a utilização do açúcar demerara? Ele é mais saudável que o mascavo??

    • Oi Elis! Que bom que esteja gostando 😉 Eu também indico utilizar o açúcar demerara, o mascavo é um pouco mais saudável, mas o demerara também é bom. Você pode utilizar nessa receita sem problemas. Abraços!

  3. Priscila Oliveira says

    Meu Deus,eu amo açaí,desde que me tornei vegana nunca mais tomei vitamina de açaí!

    • Oi Priscila! Mesmo sendo vegana da pra adaptar um monte de receitas que você consumia antes, e essa vitamina é uma delas. Espero que goste 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *