Pratos principais, Receitas, Sem glúten
Deixe um comentário

Risoto de alho-poró

O risoto é um daqueles pratos populares e versáteis que agrada todo mundo, típico italiano, a receita tradicional é preparada à base de arroz arbóreo, que ao ser cozido libera amido produzindo a cremosidade do prato. Como nem todo mundo tem arroz arbóreo em casa, é possível utilizar qualquer tipo de arroz no preparo, como eu disse, é bem versátil. Utilizei o arroz integral para a receita ficar mais nutritiva, claro que demora um pouco mais pra cozinhar, mas vale a pena.

ingredientes do risoto

Como o arroz integral não confere a cremosidade no final do preparo como o arbóreo, utilizei o creme de castanha para deixar o risoto cremoso, receita do creme aqui. É possível acrescentar qualquer ingrediente para dar sabor ao prato, você pode fazer risoto de aspargos, espinafre, abóbora, ervas, cogumelos, tomate seco, e como nesse caso, alho-poró. Fique a vontade do que quiser, o de alho-poró é só um exemplo, e o meu favorito.

alho poro cortado

Se você tem sobras de arroz do almoço pode muito bem fazer esse risoto, é uma ótima ideia reaproveitar o arroz, que possivelmente seria requentado ou jogado fora, assim você diminui o desperdício de comida, e de quebra, economiza dinheiro e da um novo sabor e aroma ao arroz.

riso de alho-poró

VEGANO
CREMOSO
SEM GLÚTEN
SABOR SUAVE
RICO EM FIBRAS

INGREDIENTES:
1 xíc. de arroz integral cru (ou qualquer outro tipo de arroz)
1 xíc. de alho-poró picado
1 xíc. de creme de castanha
Óleo vegetal
Sal a gosto
Pimenta do reino em pó ou outro tempero a gosto (opcional)

COMO FAZER:
1- Cozinhe o arroz até ficar macio;
2- Quando o arroz estiver quase pronto em uma frigideira, ou numa outra panela, aqueça o óleo e doure o alho-poró picado em pedaços pequenos;
3- Quando o alho estiver dourado acrescente o creme de castanha, o sal a gosto e a pimenta do reino em pó (opcional) e mexa tudo, deixe por 1 minuto no fogão para que o creme absorva o tempero;
4- Com o arroz pronto, escorra a água e acrescente o creme e o alho, mexa bem até a mistura ficar homogênea. Deixe no fogo por um tempo para que o arroz absorva o sabor, cuidado para não deixar queimar, então fique de olho.

BOM APETITE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *