Lanches, Receitas, Sobremesas
comentários 8

FILME: Histórias Cruzadas /// RECEITA: Torta de chocolate

Hoje trago mais uma receita inspirada em filmes. “Histórias Cruzadas” (2011) é um daqueles poucos filmes que quero ver pela segunda vez de tão encantador que é, sou meio suspeito de falar já que gosto de drama.  Baseado no livro “A Resposta”, escrito por Kathryn Stockett, o filme, dirigido por Tate Taylor, conta a história de Skeeter, uma escritora amadora que decide escrever um livro sobre o ponto de vista das empregadas domésticas negras em relação a seus patrões brancos em plena década de 1960, auge do movimento pelos direitos civis e da igualdade racial nos Estados Unidos.

Cartaz do filme

Depois de tanto insistir, Skeeter consegue uma entrevista com Aibileen e Minny, ambas empregadas domésticas de suas melhores amigas, para compor a história de seu livro. Juntas, as três constroem uma inesperada amizade, que as tornam corajosas o suficiente para transcender os limites que as definem. Isso tudo numa época em que negros e brancos viviam em bairros distintos e não podiam nem usar o mesmo banheiro.

2

Além da emocionante história, o filme é impecável esteticamente falando, com figurinos e cenários incríveis, sem contar na belíssima atuação. Que rendeu um Oscar de melhor atriz coadjuvante para Octavia Spencer (a Minny do filme), isso sem falar nas outras duas categorias que o filme concorreu: melhor filme e melhor atriz.

3

Intensa, emocionante, cheio de humor e esperança, “Histórias Cruzadas” é uma história sobre a capacidade de criar mudanças para acabar com o racismo. Para quem nunca viu, deixo aqui a indicação para assistirem o quanto antes possível, esse filme está disponível no Netflix, mas se você não é assinante, é possível utilizá-lo gratuitamente por 30 dias.

Então chega de falar sobre o filme e vamos para a cozinha. A receita inspirada no filme é uma deliciosa, cremosa e saborosa torta de chocolate, para quem já viu o filme sabe muito bem o porque de eu fazer essa torta. No filme, a empregada doméstica Minny (na primeira foto do post e na foto abaixo) fazia uma torta de chocolate maravilhosa, todos amavam, inclusive sua patroa que tanto maltratava. Ao ser demitida injustamente, Minny fez sua famosa torta com um ingrediente surpresa para se vingar da patroa e dizer adeus.

1

A título de curiosidade, a receita original dessa torta está disponível na internet, e foram feitas 53 tortas para as gravações do filme, sendo que 12 eram sem glúten, pois a atriz Bryce Dallas Howard, que interpretou Hilly (a patroa de Minny), tem intolerância. Procurei pela receita sem glúten na internet mas infelizmente não achei.

Adaptei a torta de chocolate da Minny para a versão vegana/sem lactose, e ficou muito gostosa. Vou logo avisando, cuidado com as fotos abaixo, podem causar água na boca, rs. Para o recheio utilizei só três ingredientes: tofu, chocolate meio amargo (sem leite) e açúcar mascavo, tudo batido no liquidificador com um pouquinho de água, sem mistério ou complicação.

ingredientes recheio

liquidificador

Já para a massa utilizei farinha de trigo branca e integral, com manteiga de amendoim e um pouco de água. Misturei todos os ingredientes com as mãos e abri a massa com uma garrafa de vidro, cobri o fundo de uma travessa e coloquei para assar, simples assim.

É incrível como essa receita de massa tão fácil, da tão certo, a manteiga de amendoim fornece liga e elasticidade para a massa (ver foto abaixo), fica fácil de abrir e esticar, e o melhor de tudo é que não gruda no balcão ou na fôrma. A manteiga/creme de amendoim é um ingrediente importante para essa receita, é possível encontrar facilmente em supermercados e lojas de produtos naturais.

massa antes e depois

massa esticada

Depois de assar a massa, é só colocar o recheio por cima e decorar com chantilly como no filme, a Minny colocava uma bola no centro da torta, mas isso é opcional. Se você quiser usar chantilly, tem uma receita bem fácil e prática na versão vegana/sem lactose no blog Presunto Vegetariano, o vídeo abaixo explica direitinho como fazer.

Será que a Minny aprovaria essa versão vegana/sem lactose de sua torta? Tomara que sim!

torta da minnie

pedaço de torta

Torta pronta

VEGANA
CREMOSA
SABOROSA
SEM LACTOSE
SABOR FORTE
RICA EM CÁLCIO,
PROTEÍNAS E ANTIOXIDANTES

INGREDIENTES:
Para o recheio:
500 g de tofu
100 g de chocolate meio amargo sem leite
½ xíc. de açúcar mascavo
Para a massa:
1 xíc. de farinha de trigo branca
1 xíc. e ½ de farinha de trigo integral
5 colheres de sopa de manteiga/creme de amendoim
Para decorar:
Chantilly vegano (opcional)

COMO FAZER:
1- Comece preparando a massa, em um recipiente grande misture as farinhas e a manteiga de amendoim com um pouco de água. A quantidade de água a ser usada deve ser o suficiente para a massa começar a desgrudar do recipiente (como na foto). Amasse bem para ficar homogênea;
2- Com ajuda de um cilindro, ou de uma garrafa de vidro, abra a massa até ficar grande o suficiente para cobrir a travessa que vai ser usada para a torta. Forre o fundo e as laterais da travessa com a massa. A travessa que usei para essa receita tem 25 cm de diâmetro;
3- Coloque para assar no forno por mais ou menos 30 minutos em 200°C, o tempo pode variar de acordo com o forno então fique de olho, o ponto ideal é quando a massa começar a endurecer. Cuidado para não deixar por muito tempo senão ficará dura e difícil de cortar;
4- Enquanto a massa estiver assando, prepare o recheio. Rale o chocolate com ajuda de um ralador, e coloque no liquidificador com o açúcar mascavo e o tofu. Esmague o tofu com as mãos antes de colocar no liquidificador para ficar mais fácil misturar tudo, se for necessário acrescente um pouco de água para ajudar as hélices, eu precisei colocar. Bata tudo até ficar homogêneo;
5- Com o recheio pronto, prepare o chantilly caso for utilizar (ver vídeo no post);
6- Quando a massa terminar de assar, retire do forno e deixe esfriar;
7- Espalhe o recheio sobre a torta e decore com o chantilly (opcional). Guarde na geladeira e consuma em até 2 dias. Cuidado para não deixar muito tempo fora da geladeira, porque o tofu pode azedar.

Agora é só degustar cada segundo do filme e cada pedaço da torta com muita fome. Tenha um bom apetite e um ótimo filme!
ATÉ A PRÓXIMA SEÇÃO!

    • André says

      Oi Patricia! Não precisa derreter o chocolate se você ralar ele. Na hora de bater no liquidificador com os demais ingredientes ele se mistura facilmente. A não ser que você usar chocolate em pedaços maiores, ai aconselho derreter antes de misturar. Abraços!

  1. Patrícia says

    Olá! Fiz esta receita e a torta ficou deliciosa!!! Precisei colocar 1 xícara de água na massa para dar liga 🙂

    • André says

      Oi Patrícia! Fico feliz em saber que tenha gostado da torta 😀 Abraços!

  2. Lais Sousa says

    Que torta fácil!! Adorei 🙂 Tem o filme Sem Reservas, que também renderia uma receita né? Não sei se você já viu, é comédia romântica bem previsível, mas fala bastante sobre comida! Beijos

    • André says

      Oi Lais! Que bom que gostou da receita. Nunca vi esse filme, vou dar uma olhadinha. Obrigado pela dica 😉 Abraços!

  3. Tamires says

    Eu amo esse filme!!!!

    Sei não hein, assistir o filme enquanto come a torta, talvez, não seja uma boa ideia!! (quem assistiu, sabe o por que, risos.).

    Amo seu blog!

    • Oi Tamires! É muito bom né esse filme. Ah sim, bem nessa. Mas é só uma cena em específico que talvez não seja uma boa ideia comer enquanto assiste hahahaha. Fico feliz em saber que você gosta do blog 😀 Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *