Entradas e acompanhamentos, Receitas
comentários 15

Molho de couve-flor

Um bom molho é fundamental para dar sabor e incrementar pratos, sejam massas, sanduíches, hambúrgueres e tortas. Muitos gostam de molho não só pelo sabor, mas também pela cremosidade que ele confere ao prato. Parece que cada vez que vou ao supermercado a seção de molhos aumenta, antes só era possível encontrar o tradicional molho de tomate, agora até os molhos mais tradicionais e caseiros já tem a sua versão industrializada cheio de sódio, corante, conservante e aromatizante.

Vamos e convenhamos, muitos optam por comprar molhos pronto em supermercados por preguiça de fazer em casa, mas essa receita de molho de couve-flor é tão fácil, nutritiva e saborosa que até os preguiçosos vão ter vontade de fazer, rs. Só são necessários cinco ingredientes para essa receita, que muitos você já deve ter em casa, couve-flor, alho, cebola, azeite vegetal e sal.

ingredientes molho

Além de poucos ingredientes o preparo é bem simples, é só cozinhar a couve-flor, dourar o alho e a cebola no azeite, e depois bater tudo no liquidificar com sal a gosto, pronto! Sem complicação! E se você quiser acrescentar outro tempero como pimenta do reino em pó ou curry, por exemplo, fique a vontade, mas essa versão simples já é bem saborosa e cremosa.

couve no vapor

As vantagens de consumir esse molho ao invés dos tradicionais que levam leite, como o molho branco por exemplo, é que ele é muito mais leve e nutritivo. A couve-flor é naturalmente rica em vitaminas C, K, E e do complexo B. Além de fornecer minerais essenciais como cálcio, magnésio, fósforo, potássio e manganês. Resumindo, é um molho muito nutritivo e democrático, já que pode ser consumido por intolerantes a lactose, ao glúten e veganos, isso sem contar que é fácil encontrar todos os ingredientes, e além disso são muito baratos!

molho de couve-flor

 Você pode utilizar esse molho em lasanhas, tortas, saladas e em massas. Que tal um espaguete ao molho de couve-flor? O nome soa um pouco chique, sofisticado e complicado, mas é completamente o oposto, simples e acessível. Essa receita rende bastante molho, se você acha que não vai conseguir consumir tudo em três dias, que é o tempo que dura na geladeira, é possível congelar uma parte e usar depois quando quiser.

espaguette ao molho de couve-flor

LEVE
CREMOSO
NUTRITIVO
POUCA GORDURA
SEM LACTOSE

INGREDIENTES:
1 maço de couve-flor
1 cebola média
3 dentes de alho
Óleo vegetal
Sal a gosto

COMO FAZER:
1- Lave e corte a couve-flor em pedaços pequenos;
2- Cozinhe no vapor até ficar macia, assim seus nutrientes e sabor irão ser preservados;
3- Corte a cebola em pedaços pequenos e doure no óleo vegetal, quando estiver translúcida, acrescente os dentes de alho picados, deixe até dourar;
4- No liquidificador, coloque a couve-flor já cozida, a cebola e o alho refogados, o sal a gosto, e 50 ml de água, ou mais, para ajudar as hélices do liquidificador a triturar. Bata tudo até ficar homogêneo. Guarde na geladeira e consuma em até três dias.

BOM APETITE!

  1. Fernanda Krüger says

    Acabei de fazer, André. Ficou muito bom, adorei. Para incrementar o sabor do molho, fritei em separado, em azeite de oliva, uma pimenta doce (verde) com sementes de cominho especial e chiplote moída. Depois coloquei o molho junto, misturei e deixei esquentar. Comemos com fusilli. Vou fazer muitas vezes este molho. Tenho alergia ao leite de vaca e ele é uma boa opção para base de molhos cremosos. Obrigada pela receita!

    • André says

      Oi Fernanda! Que bom que você gostou 😀 Nossa deve ter ficado incrível com esse refogado. Dá para fazer várias versões desse molho incrementando com outros ingredientes, já que tem sabor mais neutro. De nada e abraços!

  2. Dacia says

    Gostaria de fazer um prato sem leite e sem lactose prato salgado com legumes

  3. Mariza Praun says

    Oi, André. Fiz hoje esse creme, ficou muito bom. Aqui em casa chamaram de purê de couve-flor.

    • André says

      Oi Mariza! Que bom que você gostou. Eu acabei chamando de molho porque tem consistência mais líquida, mas pode ser chamado também de purê. As vezes eu faço purê de couve-flor com batata junto daí, pra ficar mais cremoso e consistente. Abraços!

  4. Bruna says

    oi, adorei que dá pra congelar. Amo couve-flor, era um dos poucos legumes que comia antes de ser vegetariana. Fica com gosto de molho branco tradicional? E será que fica bom acrescentando levedura de cerveja? adoro seu blo, beijo.

    • André says

      Oi Bruna! Que bom que você gostou 😀 Não fica com gosto de molho branco tradicional, mas é tão bom quanto. Deve ficar ótimo acrescentando levedura de cerveja, boa ideia, não tinha pensado nisso. Abraços!

  5. Priscila says

    Uhm, experimente a receita com um tempero chamado kummel, ficou demais

  6. Tonha says

    André, o seu blog é ótimo. Acabei de fazer essa receita para acompanhar um linguini e ficou demais! Obrigada por compartilhar de um jeito tão bonito e simples seu conhecimento. Estarei sempre aqui, com certeza 🙂

    • Oi Tonha! Fico muito feliz em saber que tenha gostado dessa receita e do meu blog também 😀 Espero que goste das outras receitas também. Abraços!

  7. Marina Schweizer says

    Ficou um delícia mesmo. Só acrescentei 3 col chá de linhaça dourada. Muito bom!

    • Oi Mariana! Fico feliz que tenha gostado. E boa ideia em acrescentar 3 colheres de chá de linhaça dourada, vou colocar na próxima vez que fizer. Deve ficar uma delícia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *