Café da manhã, Lanches, Receitas, Sem glúten
comentários 4

Tapioca doce

Até hoje eu nunca ouvi alguém falar que não gosta de tapioca, é tão gostosa, simples e rápida de fazer que muitos trocam o pão por tapioca. É uma alternativa saudável para quem é celíaco, já que não contém glúten, ou para quem quer tirar de vez em quando o pão da alimentação. Isso sem contar que ela é muito versátil, podendo ser consumida no café da manhã, no café da tarde ou na janta. E o recheio pode ser tanto doce quanto salgado, mas hoje vou me concentrar em apresentar alguns recheios doces.

Esse alimento típico do nordeste brasileiro é de origem indígena, feito com a fécula extraída da mandioca, conhecida como goma da tapioca, tapioca, polvilho ou polvilho doce. É possível encontrar facilmente em lojas de produtos naturais e em supermercados a massa pronta, que nada mais é que o polvilho doce hidratado com água. Mas quem não achar pode muito bem fazer em casa, basta misturar um pouco de água com polvilho doce, até deixar no ponto enfarinhado.

tapioca banana2

Com a massa de tapioca em mãos é hora de ir pro fogão, para preparar basta aquecer uma frigideira em fogo médio e ir peneirando a massa, como na foto abaixo, assim a tapioca irá ficar homogênea. A espessura da massa é você quem decide, mas a dica é, quanto mais fina a massa mais ressecada ficará, e quanto mais grossa mais úmida será. A tapioca tradicional tem a massa mais grossa e úmida, do jeito que eu, e a maioria das pessoas gostam.

preparando a tapioca

A massa é naturalmente antiaderente, então não é necessário usar azeite, é indicado tampar a frigideira depois de espalhar a massa por que assim irá abafar e cozinhar a tapioca uniformemente, sem contar que isso evita de sujar o fogão, porque alguns grãos vão querer pular pra fora da frigideira.

tapioca creme de amendoim

Tapioca de creme de amendoim, minha preferida

Fazer a tapioca não é nenhum um pouco difícil, é só seguir o passo a passo e pronto, sem mistério e sem chances de errar. Mas o que muitas pessoas tem dúvidas, e até dificuldade, sobre a tapioca é o que colocar de recheio. Então fiz uma seleção de recheios de tapiocas doces na versão vegana e sem lactose, algumas também são sem glúten e sem açúcar (diet). Se você tem alguma dica de recheio que não esteja listada abaixo por favor compartilhe nos comentários, ficarei feliz em saber.

recheios doces

Para fazer tapioca de chocolate é só ralar e colocar sobre a massa na frigideira até derreter, para o de creme de amendoim também é só espalhar sobre a massa e deixar até derreter. Já os recheios de geleia de fruta (morango, uva, maçã, framboesa…) e melado nem precisa de explicação, é só espalhar pela massa e pronto. A de banana com canela eu amasso a banana com um garfo e polvilho com canela.

E por último, o recheio de tâmara com coco ralado é um pouco mais demorado para fazer, mas muito gostoso. Eu coloco as tâmaras sem caroço em água quente para amolecerem por alguns minutos, depois trituro no processador com um pouco de água até virar um purê, e por último adiciono o coco ralado, é uma alternativa saudável do recheio tradicional de leite condensado com coco.

tapioca creme de amendoim2

LEVE
VERSÁTIL
SAUDÁVEL
SEM GLÚTEN
RICO EM CARBOIDRATOS

INGREDIENTES:
Para a massa:
Polvilho doce
Pitada de sal
Água
Para o recheio:
Aqui é o seu paladar que manda!

COMO FAZER:
… a goma de tapioca
1- Coloque a quantidade que desejar de polvilho doce em uma tigela e adicione um pouco de água e uma pitada de sal, misture bem até ficar no ponto enfarinhado. Quando você colocar água no polvilho ele irá endurecer, mas isso é normal, deve-se ir quebrando em blocos menores com as mãos. A quantidade de água varia de acordo com a quantidade de polvilho usado, o objetivo de usá-la é para hidratar e não encharcar, então cuidado com a quantidade.
… a tapioca
2- Aqueça uma frigideira em fogo médio e espalhe a goma de tapioca passando por uma peneira até preencher o fundo da frigideira com uma camada da espessura que preferir. Tampe a frigideira e deixe por alguns minutos.
3- A tapioca estará no ponto quando você mexe a frigideira e ela se desgrudar, quando ocorrer isso vire-a com ajuda de uma espátula e recheie a gosto. Eu prefiro fazer do jeito tradicional, que é colocar o recheio em metade da tapioca e dobrar ela, como nas fotos, mas se você quiser espalhar o recheio por toda ela e deixar aberto fique a vontade.

BOM APETITE!

    • André says

      Que delícia! Vou tentar fazer na próxima vez. Obrigado pela dica 😉 Abraços!

  1. jose wellington says

    Pode colocar também tahine, ou melaço de alfarroba.

    • André says

      Oi Jose! Boa ideia usar tahine no recheio. Eu nunca experimentei melaço de alfarroba, mas deve ser ótimo. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *