Entradas e acompanhamentos, Lanches, Receitas
comentários 62

Hummus (pasta de grão de bico)

Hummus em hebraico quer dizer “grão-de-bico”, é um prato típico da culinária israelense feito a base de grão de bico cozido, triturado e temperado. É rico em proteínas, ferro e fibras, popularmente é servido com pão pita, mais conhecido como pão sírio aqui no Brasil. Mas pode também ser servido com pedaços de aipo, cenoura, pepino ou consumido puro mesmo, já que é uma delícia.

ingredientes

Para fazer o hummus, também conhecido como pasta de grão de bico, basta ter em casa grão de bico, limão, alho, azeite de oliva, sal e pimenta do reino em pó (opcional). Originalmente a receita é composta também por tahine (pasta de gergelim), mas como nem todo mundo tem em casa, a versão que mostro aqui não contém tahine. Caso você tem, é só acrescentar 2 colheres de sopa junto ao grão de bico quando for triturar.

Já vi várias variações desta receita, algumas incluem abacate para deixar mais cremoso, outras com beterraba para ficar mais nutritiva e com uma cor mais bonita. E tem também a versão com tomate seco, essa eu já fiz e fica uma delícia, se quiser fazer é só colocar alguns tomates secos hidratados junto ao grão de bico na hora de triturar.

antes e depois

Descobri o hummus num restaurante em que eu frequentava quando fazia faculdade, fiquei viciado em comer naquela época. Ele era servido somente nas sextas-feiras, então nesses dias eu já comia pouco no café da manhã pra ter mais fome na hora do almoço, rs.

hummus

INGREDIENTES:
2 xíc. de grão de bico cru
3 dentes de alho
Suco de um limão
Sal a gosto (usei 2 colheres de chá)
Pimenta do reino a gosto (opcional)
3 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem

COMO FAZER:
1- Deixe o grão de bico de molho na água por no mínimo 6 horas, isso tornará mais rápido o seu cozimento;
2- Coloque os grãos numa panela grande e deixe cozinhar até ficarem macios;
3- Depois, coloque os grãos no processador ou no liquidificador, com um pouco da água do cozido para ajudar no processo de triturar os grãos. Acrescente todos os demais ingredientes, o azeite de oliva, os dentes de alhos, o suco de limão, o sal e a pimenta em pó (opcional). Triture tudo até ficar homogêneo, isso poderá durar uns 5 minutos;
4- Depois de pronto transfira para um recipiente e deixe na geladeira, sirva gelado.

DICA: Acrescente um fio de azeite de oliva por cima quando for comer.

BOM APETITE!

  1. Mônica says

    Oi André, parabéns pelo blog, muito bom mesmo!
    Para cozinhar o grão é melhor que seja na pressão?

    • André says

      Oi Mônica! Obrigado 😀 Fico feliz em saber que tenha gostado do blog. O grão de bico pode ser cozido tanto na panela normal quanto na de pressão. Em ambos casos ele vai cozinhar bem. A única diferença é que na de pressão vai cozinhar muito mais rápido, só isso. Abraços!

  2. Adriana says

    Oi André,tua receita é show,amei! Gracias por compartilhar =D
    Só fiquei na dúvida, quanto tempo dura a pastinha guardada na geladeira??

    Abraço

    • André says

      Oi Adriana! Que bom que você gostou 😀 Dura em média de 3 dias na geladeira. De nada e abraços!

    • André says

      Oi Danielle! Que legal que você utiliza esta pasta com frequência nos seus cardápios. É bem nutritiva e saborosa né!? Abraços!

  3. Camila says

    Oi, amei que vc esclareceu que dá pra fazer sem tahine, além de difícil de encontrar é bem caro! me tira mais uma dúvida, dá pra fazer sem descascar o grão de bico, ou fica ruim? morro de preguiça kkkkkkkk

    • André says

      Oi Camila! Pois é, é uma pena que seja caro e difícil de encontrar o tahine. Não precisa descascar o grão de bico, eu não descasco. Até na receita tradicional também não é descascado. Abraços!

  4. JULIANA FERREIRA says

    oi andré, adorei a receita… to me livrando das carnes e sei que o grão de bico é um ótimo substituto. O grande problema é que aqui na minha casa (moro em república) não tem liquidificador. Tem como fazer sem? Sei que se sim vai dar mais trabalho, mas é minha unica opção pra fazer a pasta :/
    Muito orbigada

    • André says

      Oi Juliana! Que bom que você gostou da receita 😀 O grão de bico é um bom substituto da carne por ter bastante proteína. Vish, não sei te dizer se dá para fazer sem liquidificador. Tenta amassar bem com um garfo, mas acredito que a textura não vai ficar a mesma. Ou tentar amassar com um espremedor de batatas. Espero que você consiga 😉 Abraços!

  5. Sati says

    Olá, André!
    Estava procurando por receitas com grão de bico e essa me chamou atenção. Resolvi fazer para experimentar. Ficou muito bom. Parabéns pela receita e pela matéria.

    • André says

      Oi Sati! Que bom que você gostou da receita, fico feliz 😀 Obrigado e abraços!

  6. Mari Sartori says

    Olá Andre! acabei de conhecer sua pagina. Muito legal! Estou testando fazer o tahine em casa.. fiz pela segunda vez.. a primeira processei o gergelim com pele ficou bom, mas com residuos dele e na segunda tentei sem pele. Em ambos fui adicionando um pouco de água para dar cremosidade. Comecei no processador, terminei no mixer..achei que bate melhor. O segundo ficou melhor. Deixo na geladeira em um pote de vidro e vou usando com legumes, hommus..enifm..Tahine é super versatil e sempre delicioso. Você já testou? quem sabe cria uma versão profissional prá gente! ;). Me conta se fizer! Abraços!

    • André says

      Oi Mari! Fico feliz em saber que tenha gostado do blog 😀 Nunca tentei fazer tahine em casa. Eu gosto bastante, mas sempre compro pronto. Obrigado por compartilhar suas experiências. Assim que eu tentar fazer irei divulgar por aqui. Abraços!

  7. Cintia says

    Olá! Adorei a receita, já quero testar, mas preciso saber qual a quantidade de suco de limão.
    Obg!

    • André says

      Oi Cintia! Que bom que você gostou da receita 😀 A quantidade de suco é de aproximadamente 1 limão pequeno espremido, puro. Você pode colocar um pouco mais ou menos, é meio a gosto a quantidade. De nada e abraços!

  8. Maria das Graças Rolim says

    Vou fazer e experimentar com tapioca. A tapioca não contém glútem, tem sabor neutro que combina com tudo.
    O que você acha?

    • André says

      Oi Maria! Já experimentei sim com tapioca, fica bem gostoso como recheio. Espero que goste 😉 Abraços!

  9. Sidney Porto says

    Olá Andre:
    Acabei de fazê-lo e o resultado foi excepcional. Usei um processador especial que ganhei de uma família árabe amiga é utilizado para processar carne para quibe.
    Acrescentei no processador uma rodela fina de cebola e uma colher de café rasa de tempero árabe. No mais, segui a receita e me dei bem.
    Obrigado!!!

    • André says

      Oi Sidney! Fico feliz em saber que tenha gostado 😀 Nossa, deve ter ficado melhor ainda com cebola e tempero árabe. De nada e abraços!

  10. Ana Paula says

    Com o que eu posso comer o grão de bico? Digo, normalmente ele é usado como? Pra passar no pão, pra comer com comida, como recheio?

    • André says

      Tradicionalmente essa pasta é servida com pão sírio, mas você pode consumir com outros pães. Ou até com legumes crus como na primeira foto. Abraços!

  11. Iara says

    Andre, adoro suas receitas, ja experimentei varias. Hoje primeiro dia do ano estou fazendo panqueca de grao se bico. Continue nos presenteando com suas maravilhosas receitas bjs, bom ano .

    • André says

      Oi Iara! Fico feliz em saber que você gosta das minhas receitas e que já experimentou várias 😀 Espero que goste da panqueca. Obrigado e bom ano pra você também. Abraços!

    • André says

      Oi Sandra! Que bom que você gostou da receita, é bem saudável e proteico mesmo. De nada e abraços!

  12. Camila Araujo says

    Pô, cara, ficou ótimo, e olha que eu fiz com grão de bico congelado mesmo!
    Obrigada 🙂

    • André says

      Oi Camila! Que bom que gostou 😀 bom saber que ficou gostoso com grão de bico congelado. Abraços!

  13. DIVINA VENÂNCIO says

    André, onde está a tahine (pasta de gergelim)?

    “Homus” é uma palavra árabe (حمّص ḥummuṣ) que significa “grão-de-bico” e o nome completo do preparado em árabe é حمّص بطحينة ḥummuṣ bi ṭaḥīna, que significa “grão-de-bico com taíne”. No idioma português é comumente escrito homus. (Fonte: Wikpedia).

    Assim, concluímos que a versão árabe (hummus) contém pasta de gergelim, concorda ou sem corda? Kkkk

    • André says

      Oi Divina! Eu não usei porque sei que muitos não encontram para comprar, por isso que tirei. Mas se tiver é só acrescentar 2 colheres de sopa. Sim, a versão árabe tem tahine, mas a minha nem sempre hahaha. Abraços!

    • André says

      Oi Priscila! Não precisa descascar depois de cozido. Algumas pessoas descascam, mas eu acho desnecessário e muito trabalhoso. Abraços!

  14. Aline Santa says

    Eu tava triste, tristinha…queria fazer/comer hummus mas faltava o tahine! Adorei a sua receita Dré <3. Ah! Eu adicionei um pouco de gengibre ralado e ficou irado 🙂 fica a dica. Bjos!

    • André says

      Oi Aline! O hummus sem tahine também fica gostoso, de vez em quando faço sem. Deve ter ficado bom também com gengibre ralado, boa ideia, obrigado pela dica 😉 Abraços!

  15. Renata Santos says

    Olá.fiz ele com frango tradicional de minha mãe,separei um pouco para fazer essa pasta,gostei da sua receita,deixei de molho e já descaquei um por um rsrs…posso congelar? esta crú…pois só vou fazer a sua receita no final de semana. 🙂

    • André says

      Oi Camila! Que bom que você gostou 😀 é muito bom né, amo hummus. De nada e abraços!

  16. Márcia Cirne Oliveira says

    Oi tudo bem?
    Queria saber se posso colocar cebola nessa pasta !Adoro alho e cebola!
    Será que estraga o sabor?
    Abraço

    • André says

      Oi Márcia! Pode sim adicionar cebola, mas indico colocar bem pouco. Como ela vai ser usada crua, seu sabor é bem forte, por isso que indico usar pouco. Mas deve ficar bom também. Abraços!

  17. SUZETE BRITTES says

    Oi André!
    Boa tarde!
    Ontem eu vi a sua receita de Grão de bico pu Humus.
    Fiz da maneira mais simples sem Tahine. , mas da próxima vez usarei o Tahine, pois amo gergelim
    Sua receita foi um verdadeiro sucesso aqui em casa e entre os amigos que vieram almoçar conosco,
    Sem complicação para fazer!
    Seguirei sempre as suas receitas, sou apaixonada pela Culinária em geral.
    Obrigada e muito sucesso para você.
    PS! Quanto ao Processador da Arno, eu comprei faz uns três meses mas ainda não usei. Tenho um da Walita que amo demais, mas logo,logo estrearei o da Arno .
    Um grande abraço!
    Obrigada!

    PS!

    • André says

      Oi Suzete! Eu amo hummus, com ou sem tahine fica maravilhoso. Que bom que a receita fez sucesso ai. É bem fácil né, não tem erro. De nada querida. É muito bom o processador da Arno, acho bem potente. Mas da Walita deve ser bom também. Abraços!

  18. Kattiussa says

    Boa tarde

    Quanto tempo tenho que deixar cozinhando para ele não perder as propriedades.

    Grata

    • André says

      Oi Kattiussa! Não existe um tempo de cozimento definido para o grão de bico não perder as propriedades. De nada, abraços!

  19. Antonia Adão da Silva says

    Meu filho está com suspeita de alergia de leite, posso dar grão de bico pra ele tranquilamente já que é rico em proteina?

    • André says

      Oi Antonia! Sim, você pode dar grão de bico sem problema. Seria legal você adicionar tahine (pasta de gergelim) na receita para ficar rico em cálcio, já que ele não pode tomar leite. Abraços!

  20. Raquel says

    Oie!
    Muito boa essa receita.
    E obrigada pela dedicação
    Eu sempre acrescento o tahine.
    Fiz hoje e coloque tempero sírio e pimentão amarelo.
    Ficou muito bom.
    beijo

    • André says

      Oi Raquel! Que bom que você gostou da receita 😀 Com tahine fica bom né, às vezes também coloco. Nunca usei tempero sírio, deve ficar ótimo. Vou tentar na próxima vez, obrigado pela dica. Abraços.

    • André says

      Oi Sarah! Nunca congelei o hummus, então não sei te dizer exatamente se dá pra fazer isso. Mas acredito que sim. Se congelar me avisa como ficou depois 😉 Abraços!

      • Sarah says

        Eu congelei um pouco, pois depois de pronto fiquei com medo de que estragasse muito rapidamente por conta do calor que faz em minha cidade e mesmo sendo conservado na geladeira, muitos alimentos estragam.
        Depois de descongelado, não perdeu o sabor e muito menos a textura. Única coisa que ocorreu foi que teve mais água, porém, continuava delicioso!!

        • André says

          Pois é, esse calor que tá fazendo estraga os alimentos rapidamente. Bom saber que depois de congelado o sabor e a textura continuam o mesmo. É normal os alimentos congelados ficarem mais úmidos. Obrigado pela informação querida 😉 Abraços!

  21. Rafaela says

    Oi André! Adorei seu blog! O encontrei procurando esta receita, que ficou ótima por sinal. Hehe
    Já estou seguindo e com certeza usarei mais receitas daqui.
    Obrigada e parabéns!

    • André says

      Oi Rafaela! Fico feliz em saber que tenha gostado do blog 😀 Que bom que gostou da receita. Obrigado e abraços querida!

  22. Rafaela says

    Olá, gostaria de saber qual o tempo de validade do hummus na geladeira.
    Obrigado!!

    • André says

      Oi Rafaela! Ele dura em média de 3 dias na geladeira. De nada, abraços!

  23. Mariana says

    Qual processador você usa?
    Estou em dúvida se compro ou uso o liquificador, mas os preços variam demais!

    Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *