Café da manhã, Entradas e acompanhamentos, Lanches, Receitas
comentários 23

Ricota de amêndoas

Acredito que a principal barreira que impede os vegetarianos, para ser mais exato os ovo-lacto-vegetarianos, de se tornarem veganos, aqueles que não consomem nada de origem animal, é a dificuldade de deixarem de lado o tão irresistível queijo. Até mesmo aqueles que recebem o diagnóstico de que são intolerantes a lactose sofrem muito em tirar o queijo da alimentação.

Certo dia comecei a me questionar porque que as pessoas gostam tanto de queijo. Muitos se sentem mal após comê-lo e mesmo assim continuam comendo. Comecei a pesquisar na internet e encontrei a resposta que pode ser resumida em uma única palavra, caseína. A caseína é uma substância viciante presente no queijo, por isso que muitos não conseguem se livrar do bendito, assim, por incrível que pareça, queijo vicia!

A receita que trago hoje é uma versão vegana de um dos inúmeros tipos de queijos, a ricota, 100% natural, prático, e ainda com um toque de azedinho como o da ricota tradicional, você nem vai sentir falta dela. O principal ingrediente usado são as amêndoas, para ser mais exato o que sobra do processo de fabricação do leite de amêndoas, o bagaço.

ingredientes

Lembra quando eu fiz um post de leites vegetais aqui e disse que dava pra fazer várias receitas com o resíduo que sobra da fabricação do leite, pois bem, a ricota é uma delas. Com as amêndoas você pode fazer o leite e depois a ricota com o que sobra, um único ingrediente pra duas receitas,  vale a pena se aventurar na cozinha.

Pra dar aquele gosto de azedinho tão comum na ricota tradicional eu usei suco de limão, que também serve como um conservante natural, assim a ricota dura em média de três dias na geladeira. Já para temperar usei sal e cebolinha picada, mas você pode utilizar salsinha, orégano, ou outro tempero que preferir. Gosto muito de comer essa ricota com pão, mas da pra comer também com torrada, em pizzas, recheios de tortas, pastéis, entre outros.

ricota de amêndoas

LEVE
ÚMIDO
VEGANO
AZEDINHO
SEM LACTOSE
RICO EM PROTEÍNAS

INGREDIENTES:
1 xíc. e 1/2 de bagaço de amêndoas (resíduo que sobra da produção do leite de amêndoas) ou 1 xíc. de amêndoas deixadas de molho por no mínimo 4 horas (para quem não tem o bagaço pronto)
1/2 xíc. de água
Suco de meio limão
1 colher de chá de sal
Cebolinha a gosto (ou outro tempero)

COMO FAZER…

…O BAGAÇO:
1- Para quem não tem o bagaço basta tirar as amêndoas da água em que foram deixadas de molho e bater no liquidificador com 3 xícaras de água até ficarem bem trituradas. Se você quiser uma ricota bem branquinha é só tirar a casca das amêndoas antes de colocar no liquidificador, mas se não quiser ter esse trabalho não precisa tirar, o que eu fiz utilizei a casca;
2- Agora é só coar com um pano o leite que você acaba de fazer, o resíduo que sobrar é o bagaço que vai ser usada para fazer a ricota;

…A RICOTA:
1- Misture o bagaço da amêndoas com a água, o sal, a cebolinha e o suco de limão. Pronto! Mais fácil que isso impossível. Experimente e adicione mais sal ou outros temperos se necessário.

BOM APETITE!

  1. Lesllie says

    Me encantaron las recetas de leches vegetales, y amé la de ricota 😍😍. Me gustaría saber cuanto tiempo dura la leche en la heladera? Gracias

    • André says

      Oi Lesllie! Que bom que você gostou das receitas 😀 Os leite vegetais duram cerca de 3 dias na geladeira. De nada e abraços!

  2. Bianca says

    Oi! Acabei de testar a receita e ficou maravilhosa!! Obrigada!

    • André says

      Oi Bianca! Que bom que você gostou, é muito bom né! De nada e abraços!

  3. Elioenai says

    Lindissimo! Gosotoso, demais seu blog e suas recietas instrutivas e muito benéfica para a saúde dos humanos do Planeta e de todos os seres vivos! Parabéns!

    • André says

      Obrigado Elioenai! Fico feliz em saber que tenha gostado do blog 😀 Abraços!

  4. julia selau verdum says

    Oi André, amei o seu blog! Acabei de conhecer e já vi varias receitinhas deliciosas.
    Parabéns pelas receitas e pela iniciativa de compartilha-las!
    Uma dúvida, a ricota dura quanto tempo na geladeira mesmo?
    não entendi o videozinho que vc postou pra Cristina, rsrs
    abraço

    • André says

      Oi Julia! Fico feliz em saber que tenha gostado do blog 😀 Espero que goste das receitas. A ricota dura em média de 2 a 3 dias na geladeira. Qual vídeo Julia? Não entendi hehe. Abraços!

    • André says

      Oi Igor! Como o meu resíduo do leite de amêndoas estava muito seco, precisei usar bastante água pra ficar úmido. Caso o seu já está mais úmido, não precisa de tanta água. Coloca aos poucos e vai experimentando até ficar a seu gosto. De nada, abraços!

  5. Ianna says

    Receita magnífica, combinações perfeitas, super aprovei! Grata mais uma vez pela dedicação! Usei o sal de ervas (sal, manjericão, oregano e alecrim desidratados e triturados), limão e cebolinha!

    • André says

      Oi Ianna! É muito bom né, também adoro. Deve ter ficado melhor ainda com esse sal de ervas. Abraços!

  6. Camila says

    Olá André! Estava procurando mesmo uma receita fácil para aproveitar o bagaço da amêndoa e AMEI esta sua ideia! Vou fazer postarei aqui. Abraço! Obs: Da pra fazer kibe com o bagaço da amêndoa também!

    • André says

      Oi Camila! Que bom que você gostou da receita 😀 Boa ideia fazer kibe com o bagaço. Vou fazer da próxima vez. Obrigado pela dica. Abraços!

  7. cristina says

    Oi André muito legal suas dicas, parabéns! Pode me dizer depois de pronta quanto tempo posso conservá-la, a ricota de amêndoa, em geladeira.
    Obg e sucesso

    • André says

      Oi Cristina! Obrigado querida. A ricota dura em média de 2 a 3 dias na geladeira. Abraços!

  8. CONCEIÇÃO DE SOUZA says

    Eu li todas as suas receitas como fazer leite natural de castanhas, ou coco.

    Adorei vou tentar fazer porque sou fã de coisas naturais!!!

  9. Marina Fatobene says

    Eu amei essa ricota. Passo no pão junto com o creme de castanha de caju. Fica uma delícia!

    • Oi Marina! Que bom que você gostou. É muito bom mesmo né, nunca experimentei com o creme de castanha junto, deve ficar uma delícia mesmo. Abraços!

  10. Olá, gostei de suas receitas e do seu modo de explicar. Fiquei com uma dúvida. Na receita de ricota de amêndoas, você não falou em que momento eu coloco o suco de limão. Misturo a okara, água, sal, tempero e o suco de limão?

    • Oi Rosita! Fico feliz em saber que tenha gostado. Perdão, eu esqueci de colocar essa informação. Atualizei o post agora 😉 Sim você mistura a okara com a água, suco de limão, sal e tempero que quiser, nesse caso usei cebolinha. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *