Como, Destaque meio, Receitas
comentários 55

Como fazer creme de castanha

Versátil, prático e fácil de fazer, o creme de castanha é uma alternativa saudável para substituir o tradicional creme de leite, uma boa alternativa para quem é intolerante a lactose, vegano ou simplesmente quer adotar uma alimentação mais natural.

É possível utilizá-lo tanto em receitas salgadas quanto doces. Você pode fazer bastante e guardar na geladeira, dura em média de três dias, assim quando precisar já está pronto.

castanhas

Não precisa de muito tempo e ingredientes para fazer esse creme. Só é necessário ter um pouco de planejamento quando for fazer, porque as castanhas precisam ficar de molho na água por no mínimo 4 horas para amolecerem. Mas depois disso é só bater no liquidificador com um pouco de água e pronto!

Praticamente é o mesmo processo de produção do leite de castanha, porém aqui é utilizado pouca água. As castanhas para fazer esse creme tem que ser a de caju crua (sem sal e não torrada), porque só com elas que o creme vai ficar com sabor neutro e cremoso.

creme de castanha 30

A quantidade de água na hora de triturar as castanhas vai determinar a consistência do creme. Com mais água vai ficar mais líquido, bom para fazer milkshake por exemplo. Já com menos água vai ficar mais consistente, bom para usar no estrogonofe.

creme de castanha 1

Você vai precisar de…
Castanha de caju crua e sem sal – 1 xícara (130 g)

Atenção, antes de fazer é necessário um pré-preparo…
Coloque as castanhas em um recipiente e adicione 2 xícaras de água (500 ml). Deixe de molho por cerca de 4 a 8 horas. Este processo é importante para tirar os fitatos da castanha, um antinutriente que impede a absorção dos seus nutrientes. Além disso, as castanhas irão ficar macias e fáceis de triturar com a demolha.

Como fazer…
1- Escorra as castanhas e descarte a água da demolha. Lave bem em água corrente.
2- Coloque no liquidificador com aproximadamente 85 ml de água filtrada e bata bem até ficar cremoso e homogêneo. Pare algumas vezes para raspar a lateral do copo do liquidificador, se necessário.
3- Transfira para um frasco de vidro fechado e guarde na geladeira, dura cerca de 3 dias.

Atenção: lembre-se que para ficar cremoso e com sabor neutro, você precisa utilizar castanhas não torradas, aquelas bem branquinhas, popularmente conhecidas como “crua”, e sem sal.

Atualização: Recentemente testei colocar as castanhas de molho em água quente, ao invés de molho na água em temperatura ambiente. Em menos de 15 minutos elas já estavam bem macias. Se você quer utilizar o creme em alguma receita que decidiu fazer sem planejamento prévio, é possível acrescentar água quente ao invés de água em temperatura ambiente e deixar as castanhas macias bem mais rápido para triturar.

Salvar

  1. Rodrigo Bittencourt says

    André, esse molho pode ser congelado? Já testou? Se sim, por quanto tempo você deixou? Obrigado.

    • André says

      Oi Rodrigo! Nunca congelei, mas sei que pode ser congelado. Só não sei te dizer por quanto tempo exatamente, mas creio que dura bem por cerca de 1 mês. De nada e abraços!

    • André says

      Oba! Fico feliz em saber que você esteja gostado 😀 Abraços!

  2. Pingback: Creme de castanha | Olhar Animal

    • André says

      Oi Luiza! Fico feliz em saber que gosta do site 😀 Obrigado e abraços!

  3. Heliab Nascimento says

    Parabéns meu amigo pelo trabalho divulgado!
    Estou ansioso para prova este creme de castanha de caju.

  4. Carla says

    Olá André, tudo bem?

    Primeiramente, parabenizo pelo site, não somente pelas receitas, mas a forma como você escreve, tão clara e objetivamente, apresentando o processo, os ingredientes, as dicas, fica tão gostoso de ler e aprender.
    Estou escrevendo porque preciso de uma ajuda: estou cotando preços para comprar um liquidificador, pois o meu estragou. Preciso de um que consiga bater alimentos mais duros (como as castanhas), como você faz uma abrangência grande de receitas (incluindo essa com castanhas, queijos, grão de bico etc.), imaginei que você poderia me indicar algum produto melhor, sem perigo de gastar com algo que não compensarã nas receitas veganas.

    Muito obrigada de antemão e parabéns novamente pelo site!
    abs

    • André says

      Oi Carla! Que bom que você gostou do blog, fico feliz em saber 😀 Então, sobre o liquidificador, o que eu uso é da marca Arno, eu gosto bastante. Ele é multiprocessador (liquidificador + processador) mas o que tenho já saiu de produção, é meio velhinho. Para processar grãos, castanhas e nozes indico você comprar um liquidificador com potência em torno de 500W por ser mais potente. Espero ter te ajudado. Abraços!

  5. Flora says

    Olá André! Dá pra fazer molho branco com esse creme? Vc teria alguma receita? Obrigada!

  6. andré, boa noite!
    adorei a receita. A reproduzi e fiz o maior sucesso. um adendo, este creme de castanha ou posso acrescentar requeijão?
    gratidão andré

    • André says

      Oi João! Que bom que você gostou da receita e foi o maior sucesso. Desculpa, mas não entendi sua pergunta.

  7. Débora Dutra says

    Acabo de encontrar esse maravilhoso blog! Tudo que estava procurando!! Parabéns! Quero saber o seguinte! Posso usar esse creme para substituir o creme de leite? Muito obrigada

    • André says

      Oi Débora! Fico feliz em saber que tenha gostado do blog 😀 Pode sim usar o creme de castanha para substituir o creme de leite. Faço isso com frequência. Abraços querida!

  8. Carol says

    Parabéns, André!!! Não vejo a hora de começar a germinar o arroz pra fazer esse queijo. Fiquei com água na boca :))

    • André says

      Obrigado Carol! Eu amo queijo de castanha, ele é bem saboroso, espero que goste querida. Abraços!

  9. Eduarda says

    Oi André!

    Adorei a receita!
    Você poderia passar a do chessecake feito com esse creme de castanhas?
    Não posso comer nada com lactose pois sou intolerante, e sinto muita falta dessa sobremesa.
    Obrigada!

    • André says

      Oi Eduarda! Que bom que você gostou da receita. Imagino como é ruim quando se tem intolerância, mas essa receita alternativa de cheesecake é muito boa, você nem vai mais sentir falta dessa sobremesa. Tem essa receita aqui http://www.insectashoes.com/blog/cheesecake-vegano-de-limao/ Não foi essa que eu fiz, mas é bem parecida. Espero que goste 😉 Abraços!

  10. Luiza says

    Olá André, tudo bem ?
    Estou testando receitas com a base de castanha de caju deixadas de molho, no caso vou fazer um cheesecake. Você acha que elas precisam estar cruas ou posso usar as castanhas já torradas. Ouvi algumas pessoas falarem que o gosto muda um pouco, mas dá pra fazer.
    Me ajudaaa! :s
    Obrigada

    • André says

      Oi Luiza! Tudo bem sim, e com você?
      Eu já fiz uma cheesecake com base de castanha de caju e fica MUITO bom mesmo. Eu fiz, e recomendo, você fazer com castanhas de caju crua porque elas tem sabor mais neutro e ficam bem mais cremosa que a torrada. Espero ter te ajudado 😉 De nada! Abraços!

  11. Ana says

    André, tentei várias vezes e nunca fica assim cremoso. Ficam uns pedacinhos. Que será que estou fazendo errado?
    Onde você encontra as castanhas naturais? Será que a minha está muito dura?
    Bjo.

    • André Fronza says

      Oi Ana! Que pena que você não consegue deixar cremoso. Já aconteceu comigo isso de não ter ficado cremoso, existem algumas possibilidades para isso acontecer. Ou você está utilizando a castanha de caju torrada, que é mais douradinha e dura (o meu problema era esse), ou você não está batendo que chega no liquidificador, ou você não deixou de molho o tempo suficiente. Não sei como você fez, mas espero que você consiga. Eu compro as castanhas em lojas de produtos naturais.

    • Oi Olivia! Eu nunca fiz com castanha do Pará, então não sei ao certo se funciona. Mas eu acredito que ela não irá ficar tão cremosa quanto a de caju. Se fizer me avisa se deu certo 😉 Abraços!

  12. Uiliana Lima says

    Olá, adorei e vou testar! Qual o rendimento dessa receita?

    • Oi Uiliana! Que bom que você gostou. O rendimento depende da quantidade de água que você for utilizar, mas a minha rendeu quase 2 xícaras. Abraços!

  13. Isamar Castor says

    André, adorei mais uma de suas receitas minimalistas e realistas que são muito fáceis de incorporar na rotina!!
    Só pra alertar, as castanhas de caju “ao natural” (sem sal ou açúcar) não são cruas, pois elas precisam ser assadas com a casca para poderem ser consumidas. A Conceição Trucom explica bem o processo em seu site.
    http://www.docelimao.com.br/site/linhaca/536-a-castanha-de-caju.html
    Mas são sempre deliciosas, não importa a forma com que sejam conhecidas, não é?

    • Oi Isamar! Fico feliz em saber que você gostou da receita 😉 Sério que as castanhas de caju “ao natural” não são cruas. Não sabia dessa que elas precisam ser assadas com a casca para poder ser consumida. Obrigado por compartilhar essa informação, abraços!

  14. Vinícius Luiz says

    Blog excelente! Facilita a vida de muito vegano por aí, a minha principalmente, que vivo procurando alternativas. Uma dúvida à parte: você é vegano, ou vegetariano (ovolacto)? Parabéns pelo blog!

    • Oi Vinícius! Fico muito feliz em saber que você gostou! Eu sou ovolacto, mas raramente consumo produtos de origem animal. Só como alimentos que têm laticínios ou ovos quando estou fora de casa e não tenho opção. Mas tudo o que cozinho é vegano, por isso que meu blog é vegano. Obrigado pelo elogio e abraços!

  15. Mirtes Rodrigues Corrêa says

    Estou adorando seu blog! Já testou congelar o creme, p cream chese, o patê de alho poró, etc.?

  16. Patrícia Pádua says

    Quanto tempo dura, querido?? Amo tudo que você faz! 😉

  17. Marina Schweizer says

    Como não sou chegada ao gosto de castanhas acrescentei 1 col chá de gengibre em pó pra disfarçar o gosto. Achei que ficou ótimo. 😉

    • Eu adoro o gosto de castanhas, ainda mais a de caju, mas você teve uma boa ideia em colocar o gengibre pra disfarçar o gosto. Deve ficar bom também, adoro gengibre.

  18. juliananunes says

    Oi, André! Fiz o creme e experimentei no estrogonofe, ficou maravilhoso! Minha dúvida é quanto à conservação. Posso manter na geladeira até quantos dias? E posso congelar?

  19. Fernanda says

    Nossa,que dicas boas! Para essa consistência da foto, você usou quanto de água? Abraço

    • André Fronza says

      Oi Fernanda! Pra falar a verdade não sei te dizer o quanto de água utilizei, porque fui adicionando de pouquinho em pouquinho até chegar nessa consistência. Sugiro você fazer o mesmo, assim não tem o perigo de ficar muito aguado. Mas acredito que utilizei 1/2 xícara de água. Abraços.

    • Oi Fernanda! Pra falar a verdade não sei te dizer o quanto de água utilizei, porque fui adicionando de pouquinho em pouquinho até chegar nessa consistência. Sugiro você fazer o mesmo, assim não tem o perigo de ficar muito aguado. Mas acredito que utilizei 1/2 xícara de água. Abraços.

        • Oi Katharina! Eu não acredito que a macadâmia é mais barata que as castanhas ai!!! Eu nunca fiz com a macadâmia, não sei se funciona, é testar para ver. Se fizer, me conta como ficou. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *