Receitas, Sobremesas
comentários 2

Sorbet de morango

Ah o verão! Sol, céu azul, praia, piscina, passeios ao ar livre, e calor. Muito calor!!! A estação preferida por muitos vem fazendo um calor danado nos últimos dias, e para se refrescar nada como uma água de coco bem gelada, suco, sorvete ou picolé. E que tal um sorbet? Você aceita?

Muitos acham que sorvete e sorbet são a mesma coisa, afinal de contas as palavras são parecidas, mas na realidade são coisas diferentes. O primeiro é geralmente feito com leite ou creme de leite e, por isso, mais gorduroso e cremoso. Já o segundo tem sua base feita por fruta congelada e água, sendo assim, não tem gordura e é muito mais leve que o sorvete. Sua textura é granulada com pequenos cristais de gelo, o que por vezes lembra a raspadinha.

O sorbet geralmente é servido na alta gastronomia entre um prato e outro, cuja função é limpar e descansar o paladar para o próximo prato. Mas você pode consumi-lo como sobremesa ou sozinho numa tarde quente de verão. Para quem é fã do sorvete pode acha-lo com sabor fraco porque ele não é tão açucarado, mas é uma opção bem leve para enfrentar o calor do verão.

ingredientes2

Eu fiz sorbet de morango não só porque eu gosto da fruta, mas também porque é a fruta da época, mas você pode fazer de qualquer outra que quiser. Dê preferencias para as frutas da estação como melancia, manga, melão, uva, framboesa e ameixa, uma vez que seus preços são mais baixos, possuem mais sabor e nutrientes, favorecem a economia local e geram menor impacto ambiental.

liquidificadores

Para fazer você só precisa colocar a fruta escolhida no congelador e mais tarde bater no liquidificador junto com o gelo, açúcar mascavo e um pouco de água para ajudar as hélices a triturar. Deve-se ter cuidado com a quantidade de água que se coloca porque pode ficar muito líquido, com a consistência parecida de milkshake. Caso isso ocorra você pode colocar no congelador por alguns minutos antes de consumir. E lembre-se, o sorbet derrete muito rápido então é melhor comer logo depois de fazer.

dois sorbets

LEVE
SAUDÁVEL
SEM LACTOSE
REFRESCANTE
RICO EM VITAMINA C
LEVEMENTE CRISTALIZADO

INGREDIENTES
2 xíc. de morangos orgânicos congelados
4 colheres de sopa de açúcar mascavo
Suco de ½ limão (opcional)
50 ml de água

COMO FAZER:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e pronto! Talvez seja um pouco difícil triturar todos os ingredientes porque não se deve colocar muita água para ter uma consistência boa, então você precisa ter paciência e desligar de vez enquanto para mexer com uma colher.

BOM APETITE!

    • André says

      Oi Taimara! Dá para fazer como todos os tipos de açúcar. Eu indico o açúcar demerara e o cristal, porque o refinado não contém nenhum nutriente e tem muitos aditivos químicos. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *