Entradas e acompanhamentos, Receitas
comentários 4

Creme de milho

Bastante popular e versátil  na culinária brasileira o creme de milho é um perfeito acompanhamento na hora do almoço. O milho é uma grande fonte de energia por ter bastante carboidratos, além de possuir vitaminas B1, E e sais minerais. Mas para garantir todos esse benefícios e sabor é necessário que seja consumido fresco, recém tirado da espiga, por este motivo não utilizo milho enlatado ou em caixinhas vendido em supermercados, já que com a conserva ele não tem mais o seu sabor original, e principalmente, tem alto teor de sódio como muitos produtos industrializados.

espiga milho

As espigas de milho na foto acima é da plantação da minha avó, agora está na hora de colher e tem um monte aqui em casa, resultado dessa colheita, creme de milho todos os dias no almoço! Mas você pode encontrar as espigas facilmente nos supermercados, feiras e sacolões.

O creme de milho é uma receita trazida para o Brasil pelos imigrantes italianos, tentei descobrir a receita tradicional mas não achei. Já encontrei na internet uma infinidade de variações da receita, mas a que eu criei não leva creme de leite, manteiga ou qualquer outro produto de origem animal. Além disso, tem poucos ingredientes e pode ser feito rapidamente.

creme de milho (2)

VEGANO
CREMOSO
SEM GLÚTEN E LACTOSE
RICO EM CARBOIDRATOS

INGREDIENTES:
4 espigas de milho
1 cebola média
4 dentes de alho
Óleo vegetal
Sal a gosto

COMO FAZER:
1-Pique a cebola e o alho em pedaços pequenos;
2-Numa panela aqueça o óleo vegetal e acrescente a cebola e o alho, deixe até dourar;
3-Com o milho já tirado da espigada coloque na panela com o alho e a cebola já dourados, vá mexendo sem parar por alguns minutos para pegar o sabor do alho e da cebola;
3-Coloque água até cobrir o milho e sal a gosto, deixe cozinhar até estar bem amarelo;
4-Depois de cozido transfira o milho para o liquidificar com um pouco de água do cozimento e bata até ficar homogêneo, caso as lâminas não estejam triturando o suficiente para ficar cremoso acrescente um pouco mais de água. O que eu fiz ficou mais consistente, mas é só colocar um pouco mais de água e bater novamente, vai do seu gosto.

BOM APETITE!

  1. Ieda Risia says

    Boa noite! Amei o blog, receitas deliciosas e fáceis de fazer. Parabéns!

    • André says

      Oi Ieda! Fico feliz em saber que você gosta do blog 😀 Obrigado e abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *