Receitas, Sobremesas
comentários 14

Torta de prestígio

Eu sempre quis fazer uma torta vegana e sem glúten de uma maneira bem prática e com poucos ingredientes. Nas últimas semanas comecei a pesquisar na internet receitas de tortas doces para acabar com esse meu desejo. Porém, eu não encontrava nada que me animava, todas tinham uma lista enorme de ingredientes.

torta 1

Nessas pesquisas percebi que quase todas as receitas continham tâmara como ingrediente principal para a massa. Motivo? A tâmara é um fruto agridoce, gorduroso e fibroso. Assim ela adoça a massa sem precisar fazer o uso do açúcar, não deixa grudar na fôrma por causa da sua gordura, e sua natureza pegajosa e fibrosa fornece liga para a massa, substituindo o ovo. Só existia bons motivos pra eu usar a tâmara nessa receita, já que contêm um alto valor nutricional e funcional.

Acabei criando uma torta de prestígio com apenas QUATRO ingredientes. Para a massa utilizei tâmara triturada com coco ralado. E para o recheio utilizei leite de coco e chocolate meio amargo sem leite. Utilizei leite de coco comprado em supermercado, ele se torna consistente se for colocado na geladeira, diferente do leite de coco feito em casa que só endurece uma parte, o industrializado fica consistente por inteiro porque contém estabilizantes, então não se assuste se o recheio ficar muito líquido em temperatura ambiente.

Mas atenção, nem todo leite de coco endurece em baixas temperaturas, isso depende da marca e da composição, convém você fazer um teste e colocar um pouco na geladeira antes de fazer a torta. Quanto mais gorduroso o leite de coco for, mais consistente vai ficar quanto refrigerado por causa do óleo de coco que em baixas temperaturas se solidifica. Então não compre a versão light.

triturador e fôrma

Fiquei muito feliz por ter criado uma torta deliciosa e com poucos ingredientes, confesso que nos últimos dias meus testes na cozinha eram só fracassos. Essa torta é perfeita para comer bem gelada num dia quente de verão. Não deixe-a muito tempo fora da geladeira porque ao entrar em temperatura ambiente o leite de coco vai voltar ao seu estado líquido original.

recheio líquido

torta 2

VEGANA
CREMOSA
SABOR SUAVE
REFRESCANTE
SEM GLÚTEN E LACTOSE
SEM ADIÇÃO DE AÇÚCAR

INGREDIENTES:
Para a massa:
200 g de coco ralado
25 tâmaras sem caroço
Para o recheio:
300 g de chocolate meio amargo (sem leite para veganos e intolerantes a lactose)
800 ml de leite de coco comprado no supermercado em temperatura ambiente

COMO FAZER:
1- Coloque as tâmaras de molho num recipiente com água quente por 10 minutos;
2- Depois, retire-a da água e bata no processador até virar um purê, não precisa ficar bem homogêneo;
3- Acrescente o coco ralado e bata tudo de novo;
4- Pegue um pouco da mistura e aperte com as mãos, se a massa deu liga é porque está boa, caso contrário, acrescente um pouco de água e misture novamente. Depois coloque a massa na fôrma com um plástico por baixo (VER FOTO) para facilitar na hora de tirar;
5- Com a massa espalhada na fôrma coloque na geladeira enquanto você faz o recheio;
6- Derreta o chocolate em banho-maria e misture-o com o leite de coco, se você quiser decorar a torta como eu fiz, deixe um pouco de leite de coco guardado, caso a mistura não ficar homogênea bata no liquidificador;
7- Tire a massa da geladeira e acrescente o recheio;
8- Decore com o leite de coco (opcional) e coloque novamente na geladeira, espere até o recheio ficar consistente e está pronto.

BOM APETITE!

  1. André seu blog é maravilhoso! Já testei o bolo de fubá e o quiche de farinha de grão de bico! Ficaram maravilhosos! Fui testas o bolo de fubá com farinha de arroz e o resultado não foi bom, faltou liga, mas valeu a experimentação!

    Obrigado por suas partilhas!

    • André says

      Oi Camila! Fico feliz em saber que tenha gostado do blog 😀 Que bom que esteja gostando das receitas. Bom saber que não dá muito certo com farinha de arroz o bolo, obrigado por compartilhar sua experimentação. Abraços!

  2. Giselle says

    Oi André! Adorei descobrir seu blog. Tenho intolerância à lactose e já amei esta torta. Minha dúvida só é sobre o tamanho da sua fôrma.? Bjos e obrigada!

    • André says

      Oi Giselle! Fico feliz em saber que tenha gostado do meu blog 😀 É muito boa essa torta, espero que goste da receita. O tamanho dela é de 30 cm de diâmetro, achei que era 25, mas acabei de medir ela. De nada querida, abraços!

    • Oi Graziela! Não sei te dizer ao certo, mas talvez dá para substituir as tâmaras por outras frutas secas, como ameixa e damasco. Só não sei te dizer se elas vão dar liga ao coco ralado, mas acredito que sim. É testar pra ver. Abraços!

  3. Daniela Santos says

    Eu amei todas as receitas e já estou testando algumas. Meus filhos tem alergia grave a trigo leite soja e ovos e eu nunca achava receitas como a suaz deliciosas e que eu pudesse fazer para eles. Simplesmente encantada com tudo!! Parabéns!!

    • Oi Daniela! Fico muito feliz em saber que você amou as receitas. Espero poder te ajudar com mais receitas sem trigo, leite, soja e ovos. Obrigado querida, abraços!

    • Oi Bárbara! Você pode utilizar o liquidificador. É um pouco mais chato e demorado porque tem que ficar parando e raspando as bordas para triturar. Mas da pra utilizar. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *