Receitas
comentários 2

FILME: Ratatouille /// RECEITA: Ratatouille

Abro a seção Degustação de filmes com a animação Ratatouille (2007), produção da Pixar (Disney) muito bem aclamada pela crítica. Sou apaixonado por esse filme que mistura filosofia e gastronomia na encantadora Paris, a cidade luz, capital do amor e da França. Inspirador e poético, ao terminar de assistir fiquei com uma vontade enorme de sair do sofá e ir para cozinha.

filmes-2150-cartazes-ratatouille_04

O personagem principal da história é o rato Remy que sonha em ser um grande chef de cozinha. A história começa num sítio bucólico, longe de Paris, onde uma velhinha adora cozinhar. Ela é fã do chef Auguste Gusteau, dono de um dos mais renomados restaurantes do mundo que fica na capital francesa, o Gusteau’s, a senhora sempre assiste a seu programa de tv e tem até um livro de culinária dele. Remy sempre entrava na casa dela para roubar comida, e numa destas visitas acabou descobrindo e se encantando pela personalidade do chef Gusteau.

Chef Auguste Gusteau em seu programa de culinária

Chef Auguste Gusteau em seu programa de culinária

Mas não foi só o Remy e a velhinha que gostou do chef Gusteau, eu também me simpatizei com ele, é o personagem que traz lições valiosas no filme, não estou dizendo de lições de como preparar uma refeição, mas lições de vida por assim dizer. Em uma das cenas ele diz: “A boa comida é como música que se prova, cor que se cheira. Há excelência a sua volta. É só ficar atento e apreciar os sabores.”

O lema do chef é “qualquer um pode cozinhar”, acredito muito nisso, por isso que gostei tanto do personagem. Em um de seus programas ele diz:

“A boa culinária não é para os fracos de coração. É para mentes criativas, corações fortes. As coisas até podem dar errado. Mas não deve deixar ninguém definir seus limites a partir de sua origem. O único limite é a sua alma. O que eu digo é verdade, qualquer um pode cozinhar. Mas só os que tem coragem, sempre se destacam.”

002

Remy tem o olfato apurado e uma capacidade nata de combinar os ingredientes

Como sabemos, rato e cozinha não combinam, mas esses opostos não foram escolhidos por acaso. O filme quer mostrar que o preconceito pode ser vencido até mesmo na cozinha, seu sonho nunca deverá morrer. Parafraseando o chef Gusteau, não se deve deixar ninguém definir seus limites a partir de sua origem, mesmo que você seja um rato de esgoto e quer se tornar um chef de cozinha.

Não vou contar muito a história por que é melhor você conferir isso pessoalmente, caso você ainda não tenha visto. Mas Remy acaba fazendo amizade com o atrapalhado ajudante de cozinha Linguini (humano), e juntos, eles preparam o ratatouille, prato típico da culinária francesa que leva o nome do filme, no qual o seu sabor encanta um importante crítico gastronômico da cidade.

01

Remy e Linguin se tornam amigos

O ratatouille (pronuncia-se ratatúie) é um cozido típico da região de Provence, sul da França, preparado com berinjela, abóbora, tomate, cebola e pimentão. É um parto bastante versátil, podendo ser servido quente ou frio, como prato principal ou acompanhamento, e no almoço ou no jantar. Da até para aprender a fazer ratatoiulle olhando eles preparando no filme, de tão fácil que é.

20

Primeiro Remy corta os legumes em fatias finas

21

Depois ele espalha o molho de tomate no fundo da travessa

22

Por cima, coloca as rodelas de berinjela, tomate e abóbora intercaladas

23

Depois de assado, o prato está pronto

Fiz pequenas modificações na receita original para levar menos ingredientes e ficar mais fácil de reunir todos eles, retirei a cebola e o pimentão, e acrescentei pimenta do reino em pó para temperar, mas caso você queria colocá-los fique à vontade. As fotos abaixo é do ratatouille que fiz.

ratatouille

ratatouille close

RÚSTICO
VEGANO
SEM GLÚTEN
SABOR SUAVE
BASTANTE MOLHO
LEVEMENTE APIMENTADO

INGREDIENTES:
1 berinjela
2 tomates grandes
1 abóbora italiana
Molho de tomate o suficiente para cobrir o fundo da travessa
Azeite de oliva extra virgem
Pimenta do reino a gosto (opcional)
Sal a gosto

 COMO FAZER:
1- Corte a berinjela em rodelas finas e deixe de molho numa bacia com água e vinagre para evitar que amargue, não precisa descascar;
2- Corte a abóbora italiana e os tomates também em rodelas finas;
3- Em uma travessa, espalhe o molho de tomate no fundo até cobri-lo todo;
4- Coloque as rodelas de berinjela, abóbora e tomate intercaladas sobre o molho. Caso você queira usar pimentão e cebola para temperar, os mesmos devem ser cortados em rodelas finais e intercalados como os outros ingredientes;
5- Ao terminar regue com o azeite de oliva, sal a gosto e pimenta do reino em pó;
6- Leve ao forno a 200°C e deixe até os legumes ficarem macios.

Deguste cada segundo do filme e cada pedaço do ratatouille. Tenha um bom apetite e um ótimo filme. ATÉ A PRÓXIMA SEÇÃO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *