Receitas, Sobremesas
comentários 17

Mousse de maracujá

Tradicionalmente preparado com leite condensado, creme de leite e/ou ovos, o mousse é uma sobremesa cremosa e prática tradicional na França. Basicamente esse prato é composto por uma base cremosa de sabor neutro, e por um ingrediente que lhe confere sabor, podendo ser maracujá, limão, chocolate, morango e o que mais vier na sua mente. O mousse que eu geralmente faço é de maracujá, assim eu utilizo o seu suco natural puro para dar sabor, mas você pode substituir o suco de maracujá pelo ingrediente que preferir.

suco puro

Suco de maracujá puro

Como aqui no blog trago receitas alternativas que são práticas e saudáveis, esse mousse só leva três ingredientes e fica pronto em menos de 10 minutos. É uma ótima opção para quem é intolerante a lactose já que não utilizo nenhum laticínio, para a base uso somente o tofu soft. O tofu, também chamado de queijo de soja, é de origem japonesa e produzido a partir dos grãos de soja. De sabor neutro, cor branca, com pouca gordura, e rico em cálcio e proteínas, ele é perfeito para essa receita.

tofu

Tofu soft usado de base para o mousse

 O tofu pode ser encontrado em supermercados, lojas de produtos naturais e orientais. Sua consistência varia de macia (soft) a firme, essa informação você encontra na embalagem do produto, para cada consistência existe uma finalidade, para o mousse eu utilizo o tofu soft que é o mais macio, ao ser batido no liquidificador ele ficará bem cremoso. Na hora de comprar o tofu opte por marcas que utilizam soja não transgênica e orgânica na produção.

liquidificador

Bata todos os ingredientes no liquidificador e pronto!

Para adoçar esse mousse eu não utilizei açúcar, em seu lugar usei o extrato de stévia em pó. Para quem não conhece a stévia, também conhecida como açúcar verde ou capim doce, é uma planta que pode ser usada para adoçar receitas como alternativa ao açúcar e ao mel. É uma boa opção para quem tem diabete e precisa de uma alternativa natural e saudável de adoçante, já que a stévia não eleva o nível de glicose no sangue como o açúcar branco faz. Ela pode ser encontrada facilmente em supermercados e lojas de produtos naturais.

mousse 1

VEGANO
CREMOSO
SEM LACTOSE
DIET / SEM AÇÚCAR
RICO EM CÁLCIO E PROTEÍNAS

INGREDIENTES:
500g de tofu soft (utilizei um orgânico e não transgênico)
200ml de suco de maracujá integral
Adoçante de stévia a gosto (ou açúcar demerara)

COMO FAZER:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e pronto! Mais fácil que isso impossível.

BOM APETITE!

  1. Juliane says

    Oi Andre, tudo bom ? Adoro tuas receitas, parabéns! Duas coisas: poderia substituir o tofu por biomassa ? Outra coisa, posso congelar a receita ? Obrigada!

    • André says

      Oi Juliane! Tudo bem sim, e com você? Fico feliz em saber que você gosta das receitas 😀 Dá para fazer com a biomassa, mas não indico muito porque a mousse vai ficar bem densa e pesada. Acho melhor com o tofu que fica mais leve. Eu nunca tentei congelar, então não sei te dizer ao certo se rola. Mas acredito que a mousse vai ficar muito aguada depois de descongelada, não indico dai. De nada e abraços!

  2. Pingback: Seleção especial de 15 receitas veganas com tofu / Natália Utikava

  3. Giovana says

    Oi, Andre , me passa a receita da base cremosa de sabor neutro?

    • André says

      Oi Giovana! A base cremosa de sabor neutro que sempre utilizo é o tofu, mas na receita tradicional de mousse eu não sei como se faz. Tenta procurar no Google 😉 Abraços!

  4. jonathan lewis says

    o suco tem que ser puro? ou prepara ele normal como se fosse beber

    • jonathan lewis says

      tenho essa duvida pra fazer o mouse de marucuja faz o suco de maracuja normal ???

      • André says

        Oi Jonathan! O suco é puro mesmo, integral, sem água e sem açúcar. Abraços!

  5. Camila Antes says

    Oi querido!
    Testei otem a mousse e vi que ela não ficou cremosa como a tua, só agora vendo a receita novamente notei que eu usei a polpa do maracujá mesmo em vez do suco integral. Tu conheces alguma marca que venda o suco menos industrializado possível? Abraços!

    • André says

      Oi Camila! Que pena que a mousse não tenha ficado cremosa, mas deve ter ficado gostosa do mesmo jeito. Infelizmente não conheço nenhuma marca que vende suco de maracujá menos industrializados. A marca Do Bem vende sucos naturais, mas acho que eles não tem de maracujá. Abraços!

  6. Rodrigo says

    Gostei da receita, só acho complicado adoçar a gosto. Você poderia dizer quantas colheres de adoçante utilizou para servir de referência? Obrigado.

    • Vish, não lembro quantas utilizei. Mas acho que foram de 2 a 3 colheres de sopa, utilizei stévia em pó. Coloca o adoçante aos poucos, mistura bem e experimenta. Quando estiver do seu agrado para de colocar. Abraços!

  7. Bel says

    Parabéns André , suas receitas são maravilhosas . Amo muito .Gratidão .

  8. Elis Teles says

    Será que ficaria bom adicionar o creme de castanha a receita? 😀

    • Elis, fica muito bom também! Eu já fiz um mousse de limão com creme de castanha. Pra ficar perfeito tem que bater bem as castanhas pra ficar bem lisinho a textura. O mousse com a castanha vai ficar mais “pesado” do que o feito com o tofu, mas também fica bom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *