Sobre

Bem-vindo ao Tempero Alternativo

Ah o prazer de comer! Talvez você já tenha pensado ou exclamado que “o melhor da vida é comer”, pois bem, você não está sozinho. Esse ato tão simples, tão cotidiano, tão essencial, é carregado de inúmeros significados. Comemos para reunir família e amigos, para saborear, celebrar, nutrir o corpo, se desligar do trabalho, relaxar, e relembrar, afinal quem nunca comeu algo que o fizesse lembrar de algo ou alguém que já se foi.

Com o passar do tempo determinados hábitos alimentares, conceitos, processos, e rotinas, foram sendo transformados em detrimento do capitalismo, da produção em massa, e principalmente da praticidade tão desejada na vida contemporânea. Com essas transformações chegamos a práticas alimentares que destoam do que o nosso corpo está apto a receber. A feirinha foi substituída pelo supermercado, o natural pelo artificial, o orgânico pelo agrotóxico, o não transgênico pelo transgênico, a agricultura familiar pelos latifundiários, e a variedade pela padronização.

Em meio a tantas mudanças quero propor uma nova visão da relação homem-comida-meio ambiente. Quero mostrar que o prazer no ato de comer não vem somente do paladar e do olfato, mas vêm também, ou principalmente, do ato de dividir um alimento com alguém que possa comer e desfrutar do mesmo sabor, da mesma textura e do mesmo aroma que você. Por assim dizer o prazer vem da consciência e da bondade, de saber a origem do alimento e de como ele foi produzido.

O grande tempero aqui é saber que não há culpa, não há peso na consciência, não há abuso, não há violência no percurso que levou aquela comida ao prato. Não há agressão excessiva ao meio ambiente porque houve respeito ao equilíbrio natural. Não há agressão ao homem, porque aquela comida não utiliza mão de obra escrava. Não há egoísmo, porque aquela comida foi feita pra todos.

O melhor tempero que um prato pode ter é alternativo por que ele não existe fisicamente, ele não é palpável e não é comercializado, mas pode ser adquirido com o tempo, com a prática, e com muita informação. Sem sombra de dúvidas, o melhor tempero que um prato pode ter é a ética!

Seja bem vindo, e tenha um bom apetite!

 

manifesto titulo

Tempero Alternativo nasceu com seus princípios, intenções e objetivos bem definidos. A missão deste blog é disseminar informações sobre como podemos tornar a relação homem-comida-meio ambiente o mais harmonioso possível. Seja através de receitas deliciosas e práticas, ou seja através de ideias e atitudes que podem transformar o mundo num lugar melhor para se viver.

Sendo assim, Tempero Alternativo deseja mais …

manifesto 1

MAIS INTEGRAIS: alimentos integrais ajudam a você viver mais! São ricos em nutrientes, vitaminas, minerais e fibras. Diminuem o colesterol e o risco de desenvolver diabete. Adicioná-los na sua alimentação é uma das formas de você cuidar da sua saúde.

MAIS ACESSÍVEL: por aqui você vai encontrar receitas com ingredientes fáceis de serem encontrados, e o melhor de tudo, sem precisar gastar muito. Todos podem ter um alimentação natural e saudável, independentemente da classe econômica.

MAIS IGUALDADE: muitas pessoas tem alguma restrição alimentar. Seja porque não gosta de algo, tem alergia, intolerância, ou simplesmente não consome por questões éticas e religiosas. Tempero Alternativo respeita as diferenças e apresenta receitas para vários tipos de restrições alimentares, seja você vegano, celíaco, intolerante a lactose ou diabético.

MAIS ORGÂNICOS: alimentos orgânicos são nutritivos, saborosos e naturais. Consumir orgânicos é um ato político e ambiental, uma vez que você está deixando de consumir produtos com agrotóxicos que contaminam o solo e a água, e optando por um sistema de produção que respeita o ser humano, o meio ambiente e os animais.

MAIS BEM-ESTAR: todos almejamos o bem-estar físico e emocional, e disso ninguém duvida, mas muitos acabam querendo tanto o seu próprio bem-estar que acaba esquecendo do próximo. Devemos prezar pelo bem-estar de todas as pessoas, de todos os animais e do meio ambiente.

MAIS PRATICIDADE: o estilo de vida contemporâneo implora por praticidade, e por aqui as coisas não são diferentes. As receitas aqui postadas tem no máximo cinco ingredientes, além disso, são fáceis de serem  encontras nos supermercados, feirinhas e lojas de produtos naturais. Ou seja, tudo pensado para não complicar sua vida na hora de reunir todos os ingredientes e cozinhar.

MAIS DIVERSIDADE: no Brasil existe uma diversidade de frutas, legumes, verduras, grãos e sementes, mas muito dessa variedade não aparece no prato dos brasileiros. A alimentação ficou tão padronizada que não conseguimos todos os nutrientes que uma alimentação diversificada oferece. Por aqui você vai encontrar posts de receitas que exploram os sabores dessa diversidade.

MAIS PRODUTOS LOCAIS: consumir alimentos produzidos próximo a você, além de serem mais baratos, ajudam a movimentar a economia local, contribuindo para a geração de renda dos pequenos produtores. Sem contar que você acaba adquirindo produtos mais frescos e saborosos, uma vez que o transporte dos alimentos até a sua casa é feito em pouco tempo.

 

Tempero Alternativo deseja menos …

manifesto 2

MENOS MONOPÓLIO: grandes fazendas e grandes produtores dominam o mercado brasileiro, inserindo cada vez mais transgênicos e agrotóxicos na alimentação, contaminando assim o meio ambiente e prejudicando nossa saúde. Devemos consumir mais alimentos provenientes de produtores locais e da agricultura familiar.

MENOS TRANSGÊNICOS: os alimentos geneticamente modificados são um risco para o meio ambiente, sem contar que aumentam as alergias na população e aumentam as substâncias tóxicas nos alimentos. Muito se tem a descobrir ainda sobre os transgênicos, mas a grande certeza que se tem, é que isso não é natural.

MENOS CONSERVANTES: alimentos industrializados estão cada vez mais entupidos de conservantes sintéticos para aumentar a durabilidade do produto, isso aumenta as chances de alergia e intolerância alimentar da população a determinados alimentos. Além de propiciarem o desenvolvimento de câncer no fígado, rins, intestino e estômago.

MENOS INDUSTRIALIZADOS: ricos em sódio, gordura trans, gordura hidrogenada, aromatizantes, espessantes, acidulantes, ácido cítrico, antioxidantes, ciclamato de sódio, aspartame, conservante antimofo, entre outros, os alimentos industrializados estão prejudicando cada vez mais a saúde da população com ingredientes nada naturais e saudáveis.

MENOS DE ORIGEM ANIMAL: ricos em gordura saturada e colesterol, o consumo excessivo de produtos de origem animal como leite, ovos, carne e seus derivados, são prejudiciais para a saúde. Aumentam as chances de se desenvolver doenças cardiovasculares, câncer e obesidade. Isso sem contar no alto impacto ambiental para produzir, e de todo o sofrimento animal envolvido.

MENOS TRABALHO ESCRAVO: ou melhor dizendo, nada de trabalho escravo! Em pleno século XXI ainda existe trabalho escravo no Brasil, grande parte concentrada na região norte. Muitos produtos encontrados nos supermercados podem ser fruto do trabalho escravo, devemos nos informar sobre o processo de produção do que consumimos e fazer escolhas mais conscientes.

MENOS CORANTES ARTIFICIAIS: esse é outro aditivo químico artificial encontrado em muitos alimentos industrializados. O consumo de produtos com estas substâncias estão ligados diretamente com o desenvolvimento de câncer e alergias. Devemos optar por produtos que fazem o uso somente de corantes naturais vegetais como o urucum e cúrcuma.

Resumindo tudo isso, Tempero Alternativo luta…

slogan

Desejo tudo de bom pra vocês e espero que saboreiem cada post com muita fome e com muita vontade de mudança para uma alimentação, e para um mundo melhor.

Bom apetite a todos!